Há 12 anos prestando serviços à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o historiador Aldo José Morais Silva, é o novo diretor do Museu Regional de Arte (MRA). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 27 de agosto, retroativa ao dia 15 do mesmo mês. Aldo Silva, que nos últimos quatro anos compôs a equipe de assessores da direção do Cuca, tem agora a responsabilidade de gerir o museu, onde já atuou em outras ocasiões, integrando a equipe técnica.
De imediato, ele dará continuidade ao planejamento das ações do museu, cuja programação já encontrou definida e deverá ser cumprida até o início de 2012. O passo seguinte é estruturar a equipe de profissionais do MRA (museólogos, historiador, pedagogo, críticos de arte, entre outros) que, partir de então, buscará implantar uma nova política institucional para o museu, pautada na consolidação dos projetos bem sucedidos já existentes e na necessária ampliação das ações e procedimentos técnicos próprios à administração e gestão do seu valioso patrimônio cultural.
Segundo o novo diretor, esta política institucional compreenderá, por exemplo, a elaboração de um regimento, a atuação de uma comissão de aquisição e descarte de obras, entre outras providências. “Desse modo, ganha a sociedade que pode conhecer os critérios que norteiam o processo de aquisição de qualquer peça artística, o que certamente confere mais transparência e fortalece o caráter democrático da gestão do museu, que afinal de contas é um bem de toda sociedade feirense”, destaca.
Também está nos seus planos o fortalecimento das parcerias com outras instituições museológicas e a interação do museu com a sociedade, através do já bem sucedido projeto “A Escola vai ao Museu”, despertando o gosto pela arte entre crianças e adolescentes.
Aldo Silva é graduado em Licenciatura em História pela Uefs, onde fez curso de especialização. O mestrado e doutorado, também em História, ele cumpriu na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lecionando as disciplinas de História da África e História da Arte.
É autor de artigos e livros sobre a história de Feira de Santana, sendo suas últimas publicações os livros História, Poesia, Sertão: diálogos com Eurico Alves Boaventura, como organizador (2010) e História nas Lentes: Feira de Santana pelo olhar do fotógrafo Antonio Magalhães (2009).
Assessoria Cuca/Uefs