Orientações para portadores de asma » Saúde » Notícias » Infocultural

Orientações para portadores de asma

Saúde - 04/05/2012

Palestras sobre controle da asma, grupos de discussão, exame de medidas de fluxo e orientações de fisioterapia são algumas das ações educativas que estão sendo realizadas nesta quinta-feira (3), pelo Programa de Asma e Renite Alérgica (ProAr), no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda.

As atividades são alusivas ao Dia Mundial de Combate a Asma (1º de maio) e têm o objetivo de alertar a comunidade sobre a doença. O uso correto das medicações inalatórias e seus efeitos colaterais também fazem parte da abordagem educacional do evento, que inclui, ainda, a distribuição de folhetos informativos sobre a prevenção das crises de asma.

O pneumologista e coordenador do ProAr, Ivan dos Santos Silva, observa que a asma quando é tratada e controlada adequadamente não impede o portador de ter uma vida normal. “O tratamento é eficaz e consegue evitar as crises que possivelmente afetariam a vida do paciente. Por isso, eventos como estes são importantes. É necessário levar esclarecimentos a população a fim de promover a sensibilização, tendo em vista que a asma oferece risco de morte”, ressalta.

Segundo a paciente Josefa Rodrigues dos Santos, 61 anos, que há 16 anos convive com a asma e é acompanhada pelo ProAr há quatro anos, a doença não tem atrapalhado sua rotina. “Graças a Deus e ao acompanhamento do ProAR, hoje levo uma vida tranqüila. Além de fazer o tratamento correto, faço sessões de fisioterapia respiratória uma vez por semana. Antes as internações eram constantes, eu sempre tomava medicação na veia e usava nebulizador. Se não fosse essa atenção especial do programa, acho que já tinha morrido”, revela.

Atualmente, cerca de três mil pessoas, dentre crianças e adultos, que sofrem de asma em estágio considerado grave estão sendo acompanhados pela equipe do ProAr, composta por pneumopediatras, pneumologista, enfermeiro e auxiliares de enfermagem. Para serem atendidos pelo programa, os pacientes devem ser encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo