SMS monitora casos de coqueluche » Saúde » Notícias » Infocultural

SMS monitora casos de coqueluche

Saúde - 01/11/2011

Todos os casos suspeitos de coqueluche notificados em Feira de Santana estão sendo devidamente monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). A medida garante a quebra da cadeia de transmissão da doença, cujos casos confirmados este ano totalizam 51. O número de notificações registradas foi de 178, com 75 casos descartados e 52 aguardam o resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen).

A chefe da Viep, Janice Estrela, observa que todas as medidas necessárias para o controle da coqueluche em Feira de Santana estão sendo adotadas. Ela faz um alerta aos pais e responsáveis por crianças. “Infelizmente as crianças são as principais vítimas da doença. Por isso, é imprescindível manter o calendário vacinal em dias e garantir a imunização delas com a vacina DTP, que previne a coqueluche, tétano e difteria” ressalta.

Segundo Janice Estrela, a dose está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF). “A vacina deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida da criança. Com um ano e três meses, ela deve receber o primeiro reforço, e entre os quatro e seis anos, o segundo reforço”, informa.

Ela explica que a coqueluche pode acometer pessoas que tenham sido vacinadas na infância. “Isso porque a imunidade começa a cair cinco anos após a vacinação. Quem já tomou a vacina na infância tem sintomas mais leves, mas continua infectando outras pessoas. Por isso, os adultos têm contaminado bebês no primeiro ano de vida sem vacinação ou imunização incompleta”, salienta.

Ainda de acordo com Janice Estrela, tosse contínua e seca por mais de 14 dias caracteriza a doença. “Se a pessoa já começou a tomar antibiótico ou demorou a procurar o médico, é difícil confirmar o diagnóstico em exame de cultura. É importante vigiar e investigar sintomas. Muitos pais e avôs terminam contaminando seus bebês sem se dar conta disso”, destaca.

A coqueluche é uma doença bacteriana que atinge o sistema respiratório cujas complicações - convulsões, pneumonias e encefalopatias - podem levar o indivíduo a óbito. Tosses prolongadas e incontroláveis, que podem levar a criança a engasgar-se, são sintomas característicos da doença, cuja transmissão se dá por meio de gotículas de saliva. O tratamento consiste no uso de antibióticos prescritos por infectologistas.

Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo