Feira registra redução de casos de dengue » Saúde » Notícias » Infocultural

Feira registra redução de casos de dengue

Saúde - 11/07/2011

O número de casos confirmados de dengue em Feira de Santana foi reduzido neste primeiro semestre de 2011, comparando-se com o mesmo período de 2010. Conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro a junho deste ano foram confirmados 786 casos de dengue clássico e dois de dengue com complicações. No mesmo período do ano passado foram registrados 1.215 e 18, respectivamente.

Já o número de notificações aumentou. No primeiro semestre de 2011 foram notificados 2.761 casos, enquanto que em 2010 foram 2.333 casos. De acordo com a chefe da Viep, Janice Estrela, o aumento de notificações revela que as equipes de saúde estão atuando mais. “Os agentes de endemias, assim como os profissionais que atuam nas unidades de saúde, estão mais sensibilizados e atentos. Por isso, suspeitam e notificam em um volume maior”, avalia.

Janice Estrela observa que somente se conhece o perfil epidemiológico da doença quando se notifica. “É através da notificação que se torna possível monitorar, avaliar o agravo e quebrar a cadeia de transmissão da doença. Antes disso, é necessário realizar o diagnóstico clínico ou laboratorial, para saber se é dengue ou não”, explica.

Mesmo havendo redução no número de casos confirmados, lembra Janice Estrela, os cuidados devem continuar sendo redobrados, devido à incidência de chuvas no inverno. “A combinação entre água limpa e parada, mais chuvas freqüentes, é perfeita para a proliferação dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Por isso, qualquer utensílio que possa acumular água deve ser retirado dos quintais”, recomenda.

Secom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo