Medicamentos disponíveis nas unidades de saúde » Saúde » Notícias » Infocultural

Medicamentos disponíveis nas unidades de saúde

Saúde - 20/06/2011

Vários medicamentos considerados como de farmácia básica podem ser retirados pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde pública que compõem a rede própria. Para evitar que nenhuma medicação falte nas unidades, o abastecimento é realizado de forma contínua pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Assistência Farmacêutica (AF).

“É responsabilidade da AF garantir que ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio do acesso aos medicamentos pelos pacientes e o uso racional, sejam adotadas na perspectiva da melhora da qualidade de vida da população”, ressalta o coordenador do setor, Juraci Leite Neto.

Segundo ele, a distribuição dos medicamentos ocorre quinzenalmente mediante ao mapa de pedidos enviado pelo administrador da unidade ou da farmácia, que pode identificar a demanda do medicamento e da quantidade utilizada pela população onde cada unidade está inserida. “As solicitações devem ser feitas antes do estoque acabar, para que seja providenciado o medicamento antes mesmo do seu término”, salienta.

Para adquirir o remédio que necessita, o usuário deve apresentar o cartão do SUS e a receita médica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A AF distribui também medicamentos de urgência e emergência para as policlínicas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Considerados como de farmácia básica estão os medicamentos para controle da hipertensão, diabetes, relacionados à saúde da mulher, saúde mental, nutrição, tabagismo, além de outros, como antibióticos, antiinflamatórios e hormônios. Medicamentos classificados como estratégicos, voltados para o tratamento da tuberculose, hanseníase e hepatite, também são disponibilizados no Centro de Saúde Especializada (CSE) Dr. Leone Coelho Leda”, informa.

Secom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo