Uefs monitora possíveis casos de covid na comunidade universitária » Saúde » Notícias » Infocultural

Uefs monitora possíveis casos de covid na comunidade universitária

Saúde - 01/12/2021

As atividades presenciais na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão sendo retomadas de forma gradativa. Estudantes e professores de cursos da área de saúde, como Enfermagem, Medicina, Odontologia e Farmácia, já voltaram às aulas práticas e servidores técnico-administrativos e terceirizados estão cumprindo parte da carga horária de trabalho nos espaços físicos da instituição. O retorno 100% das atividades acadêmicas e administrativas no formato presencial está previsto para ocorrer em 21 de fevereiro de 2022.

 

 O Comitê Emergencial da Covid-19 da Uefs vem acompanhando a situação epidemiológica através do monitoramento de casos suspeitos notificados na comunidade acadêmica. Para isso, servidores do Serviço de Saúde Universitário (Sesu) passaram por capacitação para atender as demandas relacionadas ao referido monitoramento. Um fluxo de notificação e acompanhamento de casos foi instituído e o Sesu passou a funcionar como uma unidade de acolhimento para acompanhar os casos e notificar a Secretaria de Saúde de Feira de Santana.

 

Através do endereço de e-mail sesucovid@uefs.br, professores, servidores técnicos, trabalhadores terceirizados e estudantes devem informar sintomas associados à covid-19 antes de comparecer a uma unidade acadêmica da Uefs. "No momento em que recebemos a informação do possível caso de covid, notificamos a vigilância municipal para que faça a testagem e acompanhamento do paciente. Temos o papel de também, através de telefone ou e-mail, monitorar esses casos acompanhando a sua evolução (se positivo)", explicou a coordenadora do Sesu, Magaly Caldas.

 

Até o momento, cinco pessoas entraram em contato com o Sesu para relatar possíveis casos de covid e apenas uma teve a confirmação positiva, sendo adotadas as medidas cabíveis. Desde março de 2020 que a Uefs instituiu o Comitê Emergencial de Crise da Pandemia, formado por membros da Administração Central e do Departamento de Saúde da universidade para contribuir na análise, planejamento e orientação das ações institucionais voltadas para o enfrentamento da pandemia.

Ascom/UEFS
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo