Município contemplado com programas federais » Política » Notícias » Infocultural

Município contemplado com programas federais

Política - 16/11/2011

Feira de Santana foi uma das cidades escolhidas pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Renda e Ministério da Educação para desenvolver os programas “Brasil sem Miséria - Qualificação e Emprego” e “Brasil sem Miséria Pronatec”. Todos dois serão implantados no Município ainda neste ano e foram definidos na última semana, durante audiência entre o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburgh, e ministros.

O primeiro programa vai disponibilizar 970 vagas para cursos referentes a comércio e serviços, sendo 98 vagas para portadores de necessidades especiais. Segundo Felzemburgh, o convênio será formalizado até o final do mês de novembro e envolve recursos da ordem de R$ 1 milhão.

Após o recebimento do recurso será licitada e contratada uma empresa para promover a qualificação dos alunos. “O Ministério tem analisado cidades que têm emprego, mas não tem a qualificação, ou seja, há uma sobra de vagas no mercado. Então, Feira de Santana está identificada como esta cidade”, explica o secretário.

Ele acrescenta que entre janeiro e setembro de 2011, o setor que mais empregou em Feira de Santana foi o comércio, com 39.489 vagas. Hoje o programa contempla 79 municípios no país e 10 na Bahia.

Já o programa “Brasil sem Miséria Pronatec”, iniciativa do Ministério da Educação, vai desenvolver a qualificação da mão de obra de 600 pessoas que cursam o Ensino Médio e dispõem do Número de Identificação Social (NIS). Os cursos serão ofertados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

As pessoas contempladas com estas 600 vagas vão ser selecionadas pela Setdec, através da Casa do Trabalhador, responsável pelo cadastro e intermediação de emprego. Em viagem à Brasília na última quarta-feira (9), o secretário também se reuniu com o novo secretário nacional de Turismo, Fábio Mota, na quinta-feira (10). O Município foi o primeiro a tratar com o secretário.

Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo