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“Oposição deixou obras do metrô de Salvador paradas por 13 anos e agora quer pongar”, dispara Maria del Carmen

Política - 24/03/2017

“Oposição deixou obras do metrô de Salvador paradas por 13 anos e agora quer pongar”, dispara Maria del Carmen

Investimento total previsto nas obras do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é de R$ 7.442.933.625,00, sendo 72% financiado pelo Governo do Estado e 28% pelo Governo Federal

A base aliada do Governo Temer quer ser “dona” da maior intervenção em mobilidade urbana já feita na capital baiana e uma das maiores obras públicas da Bahia: o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, que avança para se tornar a terceira maior malha metroviária do país.

Em meio à polêmica, a presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano (CEDUrb) da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Maria del Carmen (PT), chamou a atenção para dados que reforçam a inconsistência dos argumentos dos que querem ser o “pai da criança”.

De acordo com a parlamentar, o investimento total previsto é de R$ 7.442.933.625,00, sendo 72% (R$ 5.348.157.515,00) financiado pelo Governo do Estado e 28% (2.094.776.110,00) pelo Governo Federal. “As obras do metrô, de fato, foram iniciadas em 2000 pela Prefeitura Municipal, prevendo, inicialmente, 12 quilômetros de extensão, posteriormente reduzidos para seis. Eles levaram 13 anos e não conseguiram concluir nem metade do que eles previam e, agora, querem “pongar” nas obras”, relembrou.

Ela disse ainda que, a partir de maio de 2013, quando o Governo do Estado tomou para si a responsabilidade das obras, na gestão do governador Jaques Wagner e com o apoio da presidente Dilma Rousseff, foi preciso concluir túnel, implantar escadas rolantes e retrofit dos trens, implantar uma das duas subestações, dentre outras intervenções para revitalizar o tramo 1 da linha 1.

“A partir de 2013, o metrô foi colocado, de fato, nos trilhos. A linha 1 foi ampliada para 12 quilômetros e, em 2015, concluída. A linha 2, entre o Acesso Norte e a Estação Aeroporto, deve ser concluída no final deste ano de 2017.  E está prevista um trecho ligando Pirajá a Águas Claras. Com isso, o metrô terá 41 quilômetros de extensão. Acho que o que incomoda a turma de Temer é o quanto as obras andaram nos Governos Wagner e Rui”, sinalizou Maria del Carmen. Ela ainda disse que, hoje, de acordo com a Casa Civil Estadual, o Governo Federal deve cerca de R$ 200 milhões (valor medido e não pago) ao Governo do Estado. “Cadê que eles falam sobre isso”, alfinetou.

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