O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inicia as aulas no campus de Feira de Santana no dia 2 de março. A data foi confirmada pela reitora da unidade, Aurina Oliveira Santana, durante uma audiência com o prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quinta-feira (2). A construção do campus, situado no bairro Aviário, já foi concluída.
A unidade já conta com 300 alunos matriculados. Serão 160 no turno matutino e 240 nos períodos vespertino e noturno. Inicialmente estão sendo oferecidos os cursos técnicos: Eletrotécnica, Edificações e Informática, nas modalidades Integrada (para alunos que ainda não concluíram o ensino médio) e Subseqüente (voltada a estudantes que já terminaram o período escolar).
Durante a audiência a reitora apresentou algumas solicitações ao prefeito Tarcízio Pimenta, como a construção de uma quadra poliesportiva no campus, iluminação na avenida Senador Quintino (trecho até a entrada do campus), serviços de limpeza e infra-estrutura. “Vamos cumprir tudo aquilo que cabe a Prefeitura. O projeto da quadra já poderá ser encaminhado a Secretaria de Planejamento para iniciarmos a licitação e os demais serviços essenciais também serão garantidos”, assegurou Tarcízio.
Na oportunidade ele também salientou a preocupação do Governo Municipal em investir em educação. “Uma das plataformas da nossa gestão é investir o que for possível para melhorar a qualidade de ensino e a educação em nosso município. Dentro deste propósito já reformamos mais de 170 escolas, implantamos internet e lousa digital em muitas unidades, garantimos fardamento completo e material didático para os alunos, dentre outras ações”, enumerou o prefeito.
A reitora do IFBA destacou a importância da parceria com o Governo Municipal. “É fundamental contarmos com pessoas que se preocupam com a educação, como é o caso do prefeito Tarcízio Pimenta. Estamos a disposição do Município para realizarmos cursos de capacitação, de extensão, de qualificação para trabalhadores, como o PRONATEC, do Governo Federal”, pontuou Aurina.
Ela diz ainda que a meta é chegar a oferecer 1.200 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes na unidade. O ingresso é feito por meio de um processo seletivo. 50% das vagas são destinadas a alunos oriundos de escolas públicas. A audiência contou com a presença do secretário de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira.
Secom/PMFS