MEC nomeia professor Fábio Josué como novo reitor da UFRB » Educação » Notícias » Infocultural

MEC nomeia professor Fábio Josué como novo reitor da UFRB

Educação - 05/08/2019
MEC nomeia professor Fábio Josué como novo reitor da UFRB Professor Fábio Josué

O professor doutor Fábio Josué Souza dos Santos é o nome escolhido pelo Presidente da República e pelo Ministro da Educação para conduzir a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para este próximo quadriênio 2019-2023.

Fábio Josué compunha a lista tríplice enviada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), ao Ministério da Educação (MEC). Fábio Josué é o atual diretor do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, e membro do Conselho Universitário da UFRB.

A portaria de nomeação de Fábio Josué foi publicada dia 1°, em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU). A posse ainda será marcada pelo MEC, em Brasília (DF).

Fábio Josué substitui o reitor Silvio Soglia que comandou a instituição no quadriênio 2015-2019. A vice-reitora, professora Georgina Gonçalves dos Santos, primeiro nome da lista tríplice, respondia como reitora nos quinze últimos dias de encerrar o mandato, dia 30 de julho.


Perfil

Fábio Josué é graduado em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ele foi professor e coordenador pedagógico na Escola Básica no período de 1998-2002. É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Formação de Professores, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação (licenciaturas) e na pós-graduação, além de atividades administrativas.

Fábio Josué possui experiência na área de educação, atuando como professor de disciplinas pedagógicas nas licenciaturas em Pedagogia, Matemática, Física, Química, Letras, Filosofia e Educação do Campo.

Ele é membro do quadro permanente de professores do curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO/UFRB), onde foi coordenador entre setembro de 2015 e outubro de 2018.

Também é líder do grupo de pesquisa Observatório da Educação do Campo no Recôncavo Vale do Jiquiriçá-Bahia (OBSERVALE/CFP/UFRB), onde coordena o projeto de pesquisa “Mapeamento da realidade da Educação do Campo nos territórios de identidade do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá-Bahia”, financiado pelo Edital nº 8/2015 - Jovem Cientista Baiano, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

É membro dos Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB),“Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem’, e “Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados”. Fábio Josué é membro do corpo editorial de diversos periódicos, dentre eles, Plurais Revista Multidisciplinar (UNEB/FOMPE) e Revista Eletrônica de Culturas e Educação (UFRB).

Já integrou o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd-Regional Nordeste (FORPREd-NE), do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (FOMPE), e da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB, na condição de membro.

Suas pesquisas e atividades de extensão dão ênfase à Educação do Campo, notadamente se caracterizando pela discussão de temas como currículo, didática, prática pedagógica, trabalho docente, formação de professores, escolas multisseriadas, multisseriação, iniciação à docência, história da educação, ensino médio e educação superior, na interface com a escola do campo.

Currículo Lattes de Fábio Josué - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734726P4

Portaria de Nomeação de Fábio Josué - http://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-de-1-de-agosto-de-2019-208356846


Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo