Uefs promove mostra de manuscritos de alunos da Terceira Idade » Educação » Notícias » Infocultural

Uefs promove mostra de manuscritos de alunos da Terceira Idade

Educação - 08/04/2019
Uefs promove mostra de manuscritos  de alunos da Terceira Idade Uefs promove mostra de manuscritos de alunos da Terceira Idade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza rodas de conversa com autores de 31 cadernos goiabada, escritos e ilustrados por idosos que participam da Oficina Leituras e Memórias da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). As rodas serão abertas terça-feira (09), às 8h30, com a turma Eliana Carlota Mota, e na quinta-feira (11), às 10h, com a turma Ana Angélica Vergne de Morais, numa homenagem a professoras da Instituição.
As atividades serão desenvolvidas na Sala de Exposições Temporárias Dival Pitombo, do Museu Regional Casa do Sertão, localizado no Campus Universitário. A exposição dos cadernos fica em cartaz até 9 de maio.
A mostra apresenta um mosaico formado por fotografias, papéis diversos, recortes e desenhos costurados pelo testemunho da história de vida dos seus autores, apresentado em  ‘caderno goiabada’, uma denominação da escritora Lígia Fagundes Teles à literatura pessoal, comum às mulheres do final do século 19 e início do século 20. São registros de íntimas e criativas narrativas que abordam memórias de infância e juventude a partir do espelho da terceira idade.
Neste contexto, conforme Cristiana Barbosa, historiadora do Museu Casa do Sertão, são aproveitadas memórias individuais e coletivas do grupo, “bem como a possibilidade de (in)formar plateia a partir do testemunho de vida desses idosos”. O resultado da exposição assume um caráter de formação continuada, iniciada no ano de 2018, visando a formação de monitores da terceira idade.
O trabalho é fruto de parceria entre o Museu Casa do Sertão e a Pró-Reitoria de Extensão da Uefs desenvolvida desde 2012, na qual os idosos participam de oficinas, visitas orientadas e palestras sobre assuntos relacionados ao Patrimônio, Memória e História local e regional. Dentro os objetivos, estão o incentivo, a promoção e divulgação do espaço museológico como lugar privilegiado para a educação não-formal de públicos diversos.
Contato com  o Museu Casa do Sertão pode ser mantido através do telefone (75) 3161-8750 ou do e-mail museucasadosertao@uefs.br.

© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo