Uefs mantém o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) » Educação » Notícias » Infocultural

Uefs mantém o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

Educação - 13/12/2019

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) alcançou conceito 4 no Índice Geral de Cursos, o principal indicador de qualidade das Instituições de Ensino Superior no Brasil. O IGC é calculado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:

 

1.     O Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia os cursos de graduação e é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

 

2.     A média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

 

3.     A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).

 

No período de 2007 a 2016 o desempenho da Uefs no IGC manteve-se na faixa do conceito 3. Em 2017, apresentou melhoria de desempenho nesse indicador, alcançando o conceito 4 que foi mantido em 2018.

 

Em 2018, 2071 Instituições de Ensino Superior foram avaliadas em todo o Brasil, apenas 246 (11,9%) públicas. Os conceitos mais altos foram obtidos por 23,2% das IES do País (21,1% com conceito 4 e 2% com conceito 5). Das 42 IES com conceito máximo, 15 (35,7%) são públicas. Entre as IES públicas, 42,7% obtiveram conceito 4 ou 5, o que só foi observado em 20,6% das IES privadas.

Assessoria de Comunicação Social da Uefs
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo