Uefs divulga campanha de combate ao trote estudantil » Educação » Notícias » Infocultural

Uefs divulga campanha de combate ao trote estudantil

Educação - 20/10/2019
Uefs divulga campanha de combate ao trote estudantil Uefs divulga campanha de combate ao trote estudantil

"Respeito é Bom e eu Gosto / #diganãoaotrote” é a campanha que a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através da Assessoria de Comunicação Social, vem desenvolvendo nas redes sociais com o intuito de combater a prática nociva do trote.

O ingresso no Ensino Superior é uma conquista especial na vida de um estudante. O início de um novo ciclo, repleto de sonhos e expectativas. Algumas pessoas, no entanto, podem guardar lembranças desagradáveis deste momento importante, por começarem a trajetória acadêmica com a experiência do trote estudantil.

Ao longo dos anos, a prática - realizada por estudantes mais antigos das universidades - se tornou um ritual com demonstrações desagradáveis, preconceituosas e, por vezes, violentas. Em alguns casos, os alunos ingressantes, obrigatoriamente, são expostos a situações humilhantes como abusos físicos, apelidos ofensivos e constrangimento nas redes sociais.

De acordo com a Resolução 044/2017 do Conselho Universitário (Consu), práticas que se configurem como trote estudantil implicam na aplicação de advertência verbal, repreensão, suspensão ou desligamento da Universidade do estudante praticante de trote tal como tipificado na resolução.

Vale lembrar que a Ouvidoria da Uefs recebe denúncias através do e-mail ouvidoria@uefs.br, pelo Site ou presencialmente. A sede da Ouvidoria fica no prédio dos bancos, no campus universitário.

Em diversos cursos da Uefs, os estudantes veteranos já se conscientizaram da inadequação de trotes violentos e promovem recepção dos calouros de forma acolhedora e com respeito à dignidade humana. O semestre letivo 2019.2 foi iniciado esta semana.

Assessoria de Comunicação Social da Uefs
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo