Deus Danado com Pisit Mota e Bira Freitas no canal do Sesc Bahia » Teatro » Cultura » Infocultural

Deus Danado com Pisit Mota e Bira Freitas no canal do Sesc Bahia

Teatro - 15/10/2020
 Deus Danado com Pisit Mota e Bira Freitas no canal do Sesc Bahia   Deus Danado - Foto: Marcelo Lyra

A apresentação ficará disponível de quinta a domingo desta semana 

 

Estreia no dia 15 de outubro (quinta), às 19h, no canal do YouTube (@SescBahiaOficial), o premiado espetáculo Deus Danado, da Cia Rapsódia, com os atores Pisit Mota e Bira Freitas. A exibição faz parte do projeto Sesc Virtualidades e permanece disponível ao público até o dia 18. Classificação 14 anos. Fotos em alta: Ftsalta_Deus Danado

Deus Danado é um poema da terra e um grito do homem para romper com os limites impostos pela condição humana. Teodoro e Luiz, padrinho e afilhado, são os últimos sobreviventes do Povoado da Cruz e estabelecem uma relação de amor e poder para se manterem vivos diante da natureza hostil e do silêncio de Deus. A abordagem do texto partiu do trabalho de corpo com os atores, tendo como referência os ensinamentos de Artaud (teatro ritualístico), Eugênio Barba (teatro antropológico) e Grotowisk (preparação física dos atores), o que resultou em uma encenação vigorosa e visceral de Pisit e Bira em cena. A direção é de Alda Valéria, com texto de João Denys e concepção musical de Luciano Bahia. 

O espetáculo ganhou os palcos do Brasil em vários festivais e arrebatou 13 prêmios nacionais em diversas categorias. Foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Diretora Revelação para Alda Valéria e Melhor Ator para Pisit Mota, tendo sido indicado também nas categorias de Melhor Espetáculo Adulto e Melhor Ator para Bira Freitas. Aplaudido pelo público e pela crítica especializada, o espetáculo representou a Bahia em festivais nordestinos, nacionais e internacionais: III Festival Nordestino de Teatro (Guarabira-PB), XI Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (SP), Festival Internacional de Teatro Riocenacontemporânea - Mostra Universitária (RJ), Festival Nordestino de Teatro de Cabedelo (PB), Festival Ipitanga de Teatro de Lauro de Freitas,  Festival Nacional de Teatro da Bahia (BA), Festival Cena Baiana em Recife e do FIAC- Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia.  

“Bira tem o despudor dos autênticos atores, e no âmago da brutalidade de seu Teodoro nasce um resplandecente carinho (as pessoas têm auras, como os santos, como dizia Heidegger). De Pisit Mota, o mínimo que se pode dizer é que é uma vibrante revelação, das maiores que surgiram no teatro baiano há muitos anos. Um ator do qual é impossível desgrudar os olhos.” Clodoaldo Lobo – Crítico teatral. 

 

Durante todo o mês, o Sesc Virtualidades apresenta uma série de bate-papos com personalidades baianas de diversas linguagens e apresentações com produção de companhias e artistas locais.  Foi criado como forma de continuar levando a programação de cultura do Sesc Bahia ao público e contribuir para a circulação de recursos na cadeia produtiva da arte. O público pode acompanhar todas as ações do Virtualidades nas redes sociais da instituição, garantindo cultura, lazer e arte sem sair de casa! 

Martina Argolo - Analista em Comunicação SESC Bahia
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo