Harmonia do Samba, um dos poucos pagodes com “selo de qualidade” » Música » Cultura » Infocultural

Harmonia do Samba, um dos poucos pagodes com “selo de qualidade”

Música - 11/03/2012
Harmonia do Samba, um dos poucos pagodes com “selo de qualidade” A banda Harmonia do Samba é um estupendo de sucesso - Foto: Divulgação

O pagode é um dos estilos musicais mais queridos pelas pessoas. E não se encontra em posição, tipo, a décima mais requisitada, por contrário, está no topo da lista dos mais pedidos. Mas antes de entrarmos no mérito do assunto, vejamos a sua origem: O pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro, a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais, muito comuns no subúrbio da cidade.

Voltemos então: são realmente necessárias as letras de “baixa qualidade” dentro do estilo pagode para fazer algum sucesso? Neste contexto de ideias, há muitos que pensam assim. E no que testemunhamos na cena musical deste gênero, parece que esta visão é quase unânime, já que ouvimos e vemos cada vez mais, grupos de pagodes comporem letras com mensagens tidas “ousadas”.

Não, não sou contra aos grupos de pagodes que tenham letras musicais tidas como “ousadas”. Temos o livre-arbítrio. Se em uma festa houver pessoas dançando ao som de um grupo de pagode com letras “ousadas”, não descrimino. Isso não quer dizer que estou apreciando e dizendo: “que bela arte musical”, porque não a considero! Vejo mais como uma “brincadeira”. Se vocês perceberem tais músicas tidas como “ousadas”, não só no pagode, mas também no funk, por exemplo, estes fazem sucesso devido ao incentivo à sensualidade, e já que ninguém é de ferro... mas fica a pergunta: até onde pode-se considerar “arte”?

Moral da história: não vejo necessidade de bandas de pagodes criarem letras “ousadas” para se darem bem e tenho como provar: A banda Harmonia do Samba é um estupendo de sucesso, é uma das bandas do estilo que “bomba” realmente, mas nem por isso, possuem letras “ousadas” não é verdade? O que a banda Harmonia do Samba possui, é uma extrema criatividade gostosa e que de fato as pessoas adoram, mostrando que existe sim, há possibilidade das músicas criativas atraírem um grande público sem ter que apelar por músicas “ousadas” – Como diz uma das músicas do Harmonia intitulada “Tudo bem”:

...Tem gente que diz que não gosta, mas quando ouve o swingão, vai no chão...”

Marcus Gêmeos

E-mail: marcus_gemeos@hotmail.com

FaceBook: www.facebook.com/marcusgemeos

Marcus Gêmeos
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo