Projeto de extensão da UFRB estreia na Rádio Santa Cruz FM » Música » Cultura » Infocultural

Projeto de extensão da UFRB estreia na Rádio Santa Cruz FM

Música - 29/02/2020

O Educa Rap, projeto de extensão criado por discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com o intuito de valorizar a cultura Hip-Hop existente neste território, foi contemplado com um programa na rádio comunitária Santa Cruz FM 87,9. O programa irá ao ar todos os sábados, a partir das 19h, com estreia marcada para o dia 29 de fevereiro.

Os âncoras serão os discentes Roger Vance (MC ErriVance) e Renato dos Reis, responsáveis pela seleção musical e por apresentar as novidades da cena local do hip-hop. Os estudantes são os mentores do projeto que tem objetivos educacionais e fomentadores da cultura. Eles utilizam a cultura e arte deste estilo musical, promovendo a interação da juventude negra/periférica/secundarista com o ambiente universitário.

“A postura política do movimento hip-hop se apresenta como instrumento fundamental na construção da educação, arte e lazer do indivíduo, propondo soluções e novas alternativas pela promoção da cultura do hip-hop”, diz MC ErriVance. A falta de projetos educadores e culturais que diminuam as consequências desse agravamento com a comunidade discente foi percebida pelos estudantes como algo negativo e uma oportunidade para intervenção.    

Trazendo o hip-hop para dentro da UFRB, o Educa Rap promove desde o início de 2019, através de batalhas de rimas temáticas, pocket shows e intervenções poéticas, a criação de espaços para apresentações, visibilizando os artistas já existentes na região, promovendo integração “comunidade-universidade”, aproximando e inserindo os jovens da periferia nos ambientes acadêmicos e realizando um intercâmbio cultural.    

O projeto surge com intuito de fomentar o entretenimento na vida dos universitários da UFRB, jovens secundaristas das escolas de ensino público e da juventude negra, promovendo momentos de entretenimento estudantil, familiar e de promoção cultural para moradores locais e da região que poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.

Acompanhe as ações do projeto na Rádio Santa Cruz FM, a partir deste sábado (29).

A rádio também pode ser acessada online.



Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo