Literatura é vista como meio de desconstrução de preconceitos » Literatura » Cultura » Infocultural

Literatura é vista como meio de desconstrução de preconceitos

Literatura - 11/12/2011

A literatura como instrumento de desconstrução de estereótipos e redução de preconceitos foi tema de debates na tarde dessa quarta-feira (7), na mesa-redonda “A literatura em questão”, realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Literaturas e Culturas franco-afro-americanas, contou com a participação de dois pesquisadores franceses. A professora doutora Karine Rouquet-Brutin, da Université Denis Diderot – França, falou sobre Vozes, Imagens e Pensamento dos Escritores Crioulos Caribenhos (Voix, images et pensée de la diversité chez les écrivains créoles antillais) e o professor doutor Rémi Astruc, Diretor do Departamento de Letras Modernas da Université de Cergy-Pontoise – França, que falou sobre O Poder da Ficção sobre a Potência dos Estereótipos (Pouvoir de la fiction contre puissance des stéréotypes).

A professora Karine Rouquet-Brutin retratou a literatura desenvolvida na região do Caribe, geograficamente formada por pequenas ilhas interligadas que sofreram influência francesa e africana. Segundo ela, há uma diversidade de manifestações culturais e uma mistura de civilizações que convivem simultaneamente sem preconceitos e isso se reflete na literatura, tornando as narrativas inéditas.

Já o professor Rémi Astruc busca através de suas pesquisas mostrar como a literatura pode “ler” o futuro, ligando ao passado, de uma forma mais abrangente e incluindo a história de nações marginalizadas, como a África.

De acordo com o coordenador do evento, o professor doutor Humberto de Oliveira, o papel da literatura é tornar a sociedade mais democrática, valorizando as diversas vozes das culturas. “É possível a literatura desmistificar, por exemplo, estereótipos negativos sobre o índio, o negro, o mestiço, a mulher”, concluiu.

A mesa-redonda foi promovida pelo Núcleo de Estudos em Literaturas e Culturas Franco-afro-americanas da Uefs, com o apoio da Embaixada da França, do Departamento de Letras e Artes, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e  do Programa de Pós-graduação em Letras e Diversidade Cultural.

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo