A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), convida a comunidade para o vernissage da exposição Da Linha à Cor, com obras da artista plástica Lygia Sampaio. O evento será nesta terça-feira (10), às 20h, na Galeria Carlo Barbosa, no Cuca, onde as obras permanecem abertas à visitação até 28 de fevereiro de 2014.
O trabalho de Lygia Sampaio, “exímia desenhista e pintora, considerada um dos maiores talentos de sua geração”, conforme observa Celismara Gomes, diretora do Cuca, fez parte do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, na década de 1950. Poucas gerações, conforme a diretora, têm a oportunidade de conviver com pessoas cuja atuação em suas áreas tenha transformado a realidade que as cercava.
Para o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, “somos todos privilegiados por desfrutarmos desta possibilidade”. Com a exposição, afirma o reitor, “podemos conhecer, em boa medida, a riqueza e a diversidade de temas e técnicas que compõem a trajetória de mais de 60 anos de produção desta renomada artista, que não deixou de se manter em harmonia com o espírito inovador que ajudou a introduzir em nosso cenário cultural.”.
Com esta perspectiva, a Uefs e o Cuca agraciam a comunidade feirense e regional com uma exposição que celebra exatamente a história e a riqueza artística baiana, através desta que é uma de suas mais notáveis representantes. “E ao fazê-lo, a Uefs reafirma não só o seu papel de instituição produtora e difusora de saberes e cultura, mas também o seu compromisso com a democratização do acesso a tais elementos”, destaca o reitor José Carlos Barreto.
Ascom Uefs