Amadas paisagens - Um encontro entre artistas » Artes Visuais » Cultura » Infocultural

Amadas paisagens - Um encontro entre artistas

Artes Visuais - 04/08/2012
Amadas paisagens - Um encontro entre artistas Jorge Amado e Zélia com obra para a coleção da família - Foto: Divulgação

 

Em comemoração ao centenário de nascimento do célebre escritor Jorge Amado e em memória ao artista plástico internacional Heinz Rolf Steiner, falecido há um ano e que realizou na década de noventa duas exposições de grande repercussão em Ilhéus, homenageando o amigo Jorge Amado, a Fundação Cultural de Ilhéus apresenta uma reedição destes trabalhos através da exposição “Amadas Paisagens – um Encontro entre Artistas”.

 Além da homenagem e celebração, a mostra também tem como objetivos resgatar e compartilhar com o grande público os encontros realizados em Ilhéus, entre os artistas e suas linguagens, proporcionando um mergulho na história e dando oportunidade para um novo encontro com o público atual. Em 1997 Jorge Amado ao visitar a exposição, registrou no livro da Galeria do Teatro: “A beleza da exposição veio fazer a festa mais completa, veio enriquecer nossa festa tão linda!”. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, “a idéia é justamente essa! Celebrar a arte do encontro e da amizade, valorizando a história e memória de dois grandes mestres”.  

 A exposição será realizada na Galeria e no Foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, de 04 a 12 de agosto de 2012. Abrindo oficialmente a programação do Festival Amar Amado, a visitação das “Amadas Paisagens – um Encontro entre Artistas” ocorrerá a partir das 17h deste sábado (04.08) e proporcionará diariamente das 09h às 12h e das 14h às 18h um encontro entre  artistas e visitantes com o sensível mundo das artes.

 

 

UM POUCO SOBRE O ARTISTA

Heinz Rolf Steiner (20.06.1932 – 31.08.2011), artista plástico internacional nascido na Suíça, viveu no Brasil, desde 1962, dedicando-se a partir da década de 80 exclusivamente à criação das suas obras. Realizou mais de 150 exposições no país e no exterior, como Alemanha, França, Bélgica, Portugal, Suíça, Holanda, Marrocos, Taiwan e Estados Unidos.

Steiner recebeu mais de 50 premiações nacionais e internacionais, entre outras: medalhas de ouro em São Paulo, Rio de Janeiro (BRA), Lisboa (PRT), Paris (FRA) e Tampa (EUA). Destacou-se também pela extensa publicação de sua obra em livros como “Who’s Who in International Art” e “Artes Plásticas Brasil, seu mercado, seus leilões, dicionário-catálogo”.

No seu trabalho, Heinz Rolf Steiner expressa à reflexão simbólica, adaptando os meios artísticos de composição, cores, formas e linhas à essência, à mensagem da obra. Segundo depoimento do artista, “procuro mostrar a evolução espiritual, a vitória do positivo. A arte deve enriquecer a vida do espectador, elevando o seu estado de espírito. A obra de arte no seu impacto total deve transmitir harmonia, energias, fluxos positivos e, principalmente, o Amor Universal”.

O respeitado crítico de arte de São Paulo, Mário Schenberg, escreveu sobre a obra do artista: “A arte de Heinz Rolf Steiner é uma ponte entre o paisagismo ocidental e oriental, um mundo mágico que não é uma fantasia, mas a captação de um nível mais sutil da realidade”.

São muitos os depoimentos e críticas positivas a respeito do trabalho do artista plástico Steiner, onde podemos destacar:

“Se o amor também pode ser definido como transmissão de fluídos positivos, então a obra de Heinz Steiner é, essencialmente, amorosa” (Jos Luyten – Crítico de Arte e Membro da Associação Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte);

“Steiner é um artista conhecido internacionalmente, já expôs seus quadros em diversas galerias do mundo, porque tem o vigor e o talento da formação européia, alinhada ao calor tropical que assimilou e soube transportar para suas telas” (Mário Garcia Guillén – Crítico de Arte e Membro da APCA, ABCA e AICA);

“A beleza da sua exposição veio fazer a festa mais completa, veio enriquecer nossa festa tão linda!” (Depoimento de Jorge Amado na exposição de 1997);

“Amadas Paisagens, maravilha de pintura nessa inesquecível exposição.” (Registro de Zélia Gattai na exposição de 1997);

“Que a luz que a sua obra reflete continue pousando na sua mão de Mestre.” (Nívea Maria – Atriz que participou da primeira gravação da novela “Gabriela’)

“As coisas da sensibilidade fazem bem à alma. Aqui é assim – parabéns Steiner pelo seu talento.” (Fúlvio Steffanini – Ator que participou da primeira gravação da novela ‘Gabriela’ da Rede Globo)

“A bênção divina que reluz em sua mente se retrata em suas obras.”

(Milton Dias - Diretor de Projetos Culturais)

 “Uma obra que fala de amor, que expressa à alma de um artista ligado na essência do ser, das coisas que procuram semear bons fluídos“.

(Jane Hilda Badaró - Advogada e Artista Plástica)

 

 

A exposição “Amadas Paisagens: um Encontro entre Artistas” ficará em cartaz no período de 04 a 12 de agosto, em horário comercial, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Vale conferir!  

Ascom/Teatro Municipal de Ilhéus
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo