Museu Casa do Sertão promove registros afetivos no Dia Internacional de Museus » Artes Visuais » Cultura » Infocultural

Museu Casa do Sertão promove registros afetivos no Dia Internacional de Museus

Artes Visuais - 18/05/2020
Museu Casa do Sertão promove registros afetivos no Dia Internacional de Museus Foto: Divulgação/Uefs

Para celebrar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, o Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza, em vídeo, a exposição virtual ‘O Sertão em mim: Registros afetivos da equipe Museu Casa do Sertão’. O trabalho está disponível no endereço eletrônico: https://youtu.be/U08kYRCzn6Y

A exposição contempla a proposição da 18° Semana de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que tem o tema ‘Museus para a igualdade: diversidade e inclusão’. Nela, são enfatizadas as múltiplas possibilidades de atuação dos museus, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si, visando o apoio ao desenvolvimento e ações, de modo a diminuir a desigualdade no tratamento e perspectivas oferecidas.

Diante do cenário atual, impossibilitada de realizar atendimento presencial, a equipe do Museu Casa do Sertão transmite, de forma virtual, as próprias impressões afetivas do Sertão. “Essa foi a forma que encontramos para estar junto de você, nosso público, mesmo de longe, para levar nosso olhar, lembranças e vivências do nosso mundo, da nossa Casa do Sertão”, conforme salienta o diretor Cristiano Cardoso.

A mostra expressa o sertão, em sua característica diversidade, para além dos usuais contrastes e polarizações. Notabiliza um peculiar acervo de imagens e depoimentos que, despretensiosamente, foram produzidos pela equipe do Museu e intentam tematizar ‘leituras de mundo’ através das noções de patrimônio e identidade.

O vídeo expõe fotografias de Adriele Motta, Darlene Moreira, Edenbergue Lima, Elielton Reis, Joseane Macedo, Tayla Carize, Romisval Silva, Hortência Sant’Ana (produtora) e Kaony Marques.

Segundo o historiador Jacson Caldas, o Museu Casa do Sertão foi edificado para “evocar as lembranças de tempos passados, de vivências e culturas locais supostamente suplantadas, ou em processo de silenciamento nos modos de viver no cotidiano”. É com esta proposta que a equipe convida o público, mesmo virtualmente, a apreciar parte da história, da gente, “nosso lugar, nossa Casa do Sertão”.

A equipe do Museu Casa do Sertão manda um abraço virtual e cheio de afeto para a comunidade.

Acesse também:

https://www.facebook.com/museucasadosertao/

Equipe Museu Casa do Sertão
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo