Família e sociedade » Dom Itamar Vian - Religião » Infocultural
Dom Itamar Vian

Família e sociedade

16/08/2011

 

Nesta semana, as atenções de todos voltam-se para a família. Estamos celebrando a Semana da Família que neste ano tem como tema “Família, Pessoa e Sociedade”.

 

A FAMÍLIA é uma comunidade onde a pessoa humana vive sua primeira e fundamental experiência de ser amada e de amar. Esta experiência, ou a falta dela, a pessoa carrega pela vida afora marcando positiva ou negativamente todos os seus relacionamentos humanos, sociais e religiosos. A família é um espaço de encontro amoroso e construtivo entre pessoas de várias gerações. Nela a experiência dos mais idosos enriquece a vida em formação e a alegria da infância e da juventude ilumina e enche de esperança a maturidade e a velhice.

 

OS PAIS  por natureza e por missão são os primeiros educadores de seus filhos. Não deveriam nunca delegar, por inteiro este dever e esse direito a outros, seja aos parentes, seja às babás, à escola ou, pior ainda, à televisão. Estas  instâncias podem e devem ajudar ou complementar, mas infelizmente, às vezes, prejudicam na educação. Estas não devem assumir o que é dever educativo original fundamental dos pais e da família como um todo.

 

ATUALMENTE as ciências humanas nos ensinam que os primeiros anos são os mais decisivos na educação das crianças. Até os seis anos de vida da criança se implantam,  na sua personalidade, valores humanos fundamentais, cívicos e cristãos, que vão orientá-la e estimulá-la pelo resto da vida. Certamente, nos anos posteriores novos valores poderão ser acrescentados, mas dificilmente terão a mesma ressonância.

 

É PRECISO olhar a família dentro de um contexto social e religioso amplo. Nos países pobres, faltam às famílias os meios fundamentais para a sobrevivência, como o alimento, o trabalho, a habitação, os medicamentos... Nas famílias ricas, pelo contrário, muitas vezes o bem estar excessivo, a mentalidade consumista, roubam aos esposos a generosidade e a coragem de gerarem novas vidas humanas. A criança é, muitas vezes, entendida não como uma bênção, mas como um peso.

 

FAZEMOS     nossa oração pelas famílias do Brasil com o refrão da canção do Pe. Zezinho: “Que a família comece e termine sabendo onde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / Que a mulher seja um céu de ternura,  aconchego e calor / E que os filhos conheçam a força que brota do amor!... “Abençoa, Senhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhora, a minha também”.

 

 

+ Itamar Vian

Arcebispo Metropolitano

di.vianfs@ig.com.br 

Dom Itamar Vian