Jesus e os doentes » Dom Itamar Vian - Religião » Infocultural
Dom Itamar Vian

Jesus e os doentes

09/02/2011

Neste dia 11 de fevereiro celebramos o Dia Mundial do Enfermo. Jesus sempre foi amigo de todos. Amigos dos pobres. Amigo da multidão faminta. Amigo das crianças. Mas, muito especialmente, Ele foi amigo dos sofredores e dos doentes. Tinha uma predileção toda especial com os enfermos. A maioria dos milagres feitos por Jesus foi em favor dos doentes.

A PRESENÇA de um doente altera o ritmo de nossa casa. Quando a saúde dominava, cada um vivia para si e por si. O doente faz com que todos tenham olhos novos: de carinho, de atenção, de preocupação. As vaidades cedem lugar à fraternidade, à delicadeza. Passamos a sentir como essa pessoa, agora acamada, é importante, como sua saúde faz falta!

 

E O DOENTE? Ele também passa por uma grande transformação: sente o peso da fraqueza, sente-se carente da atenção dos outros. Aprende a humildade de ser servido, dependente. Na saúde, virava-as a seu gosto, era até arrogante. Agora, adquire uma nova sensibilidade: como cada membro da família é importante, como é amado, como todos querem seu bem!

 

JESUS pode permitir que a doença continue em nosso organismo, mas não permite que a doença tire o sentido de nossa vida. Ensina-nos a nos unirmos à sua Cruz e oferecermos os sofrimentos pela salvação do mundo. Sem dúvida alguma, nossos doentes e idosos acamados, que passam o dia recitando o terço, lendo a Bíblia, rezando, fazem muito mais pela salvação do mundo do que nós que trabalhamos.

 

NÃO QUEREMOS o sofrimento, é verdade, mas, muitas vezes, ele é o grande caminho da conversão, do retorno para Deus. Na sua fragilidade, volta-se para Deus, examina sua consciência, aprende a pedir perdão. Os hospitais podem ser transformados em grandes igrejas, em casas de fé, de conversão para Deus. As trevas da dor fazem resplandecer a luz da salvação.

 

SENHOR coloco-me diante de ti em atitude de oração. Olha para este meu corpo marcado pela doença. Tu sabes, Senhor, quanto me custa sofrer. Sei que Tu não Te alegras com o sofrimento dos Teus filhos. Dá-me, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo, simples e modesto. Neste momento, eu Te ofereço as minhas preocupações, angústias e sofrimentos para que eu seja mais digno de Ti. Amém

+ Itamar Vian - Arcebispo Metropolitano

di.vianfs@ig.com.br

Dom Itamar Vian