Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

06/10/2013

1. HORÁRIO DE VERÃO – Confesso: sou radicalmente contra a maneira como o Horário de Verão acontece. Ele só seria bom (como já foi) se a mudança fosse para todo o Brasil. Ou muda para todo mundo ou não muda para ninguém. Nada mais desagradável do que você ter que modificar hábitos e horários por um determinado período apenas! Correr atrás do horário de bancos, acordar mais cedo, dormir mais tarde é uma zorra total! Norte e Nordeste ficam numa “bananosa”, tendo que optar pela mudança ou não... Argumentam os favoráveis à mudança como é atualmente que Estados como o Acre (2 horas a mais) ou Mato Grosso do Norte e do Su1 (1 hora a mais) convivem com isto no dia-a-dia. Mas, este pessoal esquece que um hábito constante é diferente de uma mudança que ocorre vez por outra e depois tudo retorna ao normal...

 

2. TRABALHO ESCRAVO – O Ministério Público do Trabalho, em São Paulo, entrou com uma ação contra a Construtora OAS, responsável pelas obras no Aeroporto de Guarulhos. Segundo o MP, 111 funcionários que trabalham nas obras do novo terminal de passageiros de Guarulhos trabalham em condições precárias, alojados na obra e mal alimentados. A direção da OAS, de propriedade de César Mata Pires, genro de ACM, (dizem as más línguas que as iniciais significam “Obrigado, Amigo Sogro”, pela facilidade com que empreitava obras) negou tudo, dizendo que obedece rigidamente a todas as normas trabalhistas. Aí fica a pergunta: Será?!?!

 

3. CENTENÁRIO DE ESCRITORA- Recebemos com muita honra, convite da nossa leitora Ionã Scarante, para participar do Centenário da escritora baiana Mady Crusoé (1913-2013). O evento acontecerá dia 11 de outubro, com a seguinte programação: às 14 horas, sessão literária e musical na Câmara Municipal de Nazaré e às 18 horas, missa de Ação de Graças na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. A escritora escreveu por muitos anos no Jornal O Conservador e colaborou também para o Jornal A Tarde, O Imparcial e A voz do Professor e, como autora, está sendo objeto de tese de doutorado (de Ionã) em Literatura e Cultura na UFBA. Com alegria e uma ponta de inveja (por que não?) repasso a notícia para meus leitores!

 

4. TUDO GENTE BOA!! - Chiquinho de Babau não perdoa. Anda comentando por aí ter lido na “Revista Congresso em Foco“ que em cada dez parlamentares, em Brasília, quatro são “vítimas” de inquéritos ou processos no STF. O número é expressivo: 224 senadores e deputados “seguram o pepino” de 542 ações penais. Pois bem... O “modelo de lisura” na Bahia, o PMDB, que anda desancando o Governador Wagner, é o campeão das “aprontações”: dos seus 100 congressistas, 54 estão com a corda no pescoço. Chiquinho informa que leu na ISTOÉ, n. 2289, de 02.10.13, pag. 25..

 

5. CADEIA SEM DÓ, NEM PIEDADE! - Enquanto por aqui a desonestidade de alguns políticos corre frouxa, na China, o ex-lider do Partido Comunista, Bo Xilai, foi condenado à prisão perpétua por ter sido acusado de corrupção. Dizem os entendidos que a coisa ficou barata pelo fato de Xo ter escapado da pena de morte. Por lá, a turma não alisa... Aqui? kkkkkkkkkkk

 

6. MOTIVO DE ORGULHO -A Escola Municipal Célida Soares Rocha, localizada no bairro Rua Nova, é uma das cinco finalistas nacionais do concurso Reciclar é Show, criado pela Tang, marca de suco, que premiará uma escola em todo o Brasil pelo mérito de aliar criatividade, música e a defesa do meio ambiente. Como finalista, a Célida Rocha já ganhou o prêmio de R$ 15 mil. Agora concorre a um ano de curso de musicalização com a equipe do maestro João Carlos Martins. O desafio é desenvolver instrumentos musicais com materiais reciclados e em seguida tocá-los, dando som à canção que defenda a ideia de preservar o meio ambiente. Agora, nesta etapa final, o trabalho das escolas está sendo votado pela internet, na página do concurso: www.esquadraoverdetang.com.br. Vamos ajudar nossa escola?

7. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO – A Academia de Educação local, no Dia do Professor, realizará o VI Seminário Nacional sobre Qualidade de Educação com o Tema: “O Desafio de Ler e Escrever nas Séries Iniciais”. O curso ocorrerá no dia 15 de outubro, das 08 às 13 horas, no Auditório da Associação Comercial- Largo de São Francisco, 43. O público alvo é, principalmente, professores da Educação Básica, Conselheiros e Secretários de Educação e Profissionais da Educação em geral. As inscrições podem ser feitas por email (academia.edufsa@gmail.com) e custam R$ 5,00 podendo ser pagas no local do evento.


8. VÍCIO ELETRONICO – Vocês já repararam como tem cada vez mais gente que faz do celular uma espécie de extensão do corpo? Tem gente que fica nervosa, irritada e que usa o aparelho como uma espécie de muleta, pois só sabe andar com ele. Em todo lugar vê-se sempre alguém de cabeça inclinada, olhos fixos no visor de um aparelho, navegando pela internet. Alguns são mal educados: Não cumprimentam ninguém, não dão uma palavra, isolam-se mesmo... Já há até um nome para este distúrbio de comportamento: IAD (Internet Addiction Disorder), sigla em inglês para distúrbio da dependência em Internet. E você, leitor, já está também assim? Cuidado, companheiro, porque a IAD pode lhe pegar...

 

VIVA O BRASIL!!


Os advogados do deputado Natan Donadon (este, com certeza, um Norte para possíveis futuras condenações pelo STF) estão entrando com um pedido de relaxamento de prisão, pois o fato de estar preso impede o “respeitável parlamentar” de frequentar as sessões na Câmara. Não é piada, não, gente! Alegam eles que o  “vestal” parlamentar (lembram que, num total desrespeito da Câmara à decisão do Supremo Tribunal Federal, ele  não perdeu o mandato?). Pois é! Preso o “bom menino” não pode cumprir sua obrigação de representante (?!?!) do povo. E tem mais: na Penitenciária de Papuda, onde cumpre pena, “Donadozinho” já se enturmou com os agentes evangélicos e tem encantado a todos com seus testemunhos e leituras da Bíblia, santarrão como ele só! Entre outras benesses, o nosso político foi autorizado a manter o mesmo corte de cabelo usado na Câmara, contrariamente à maioria dos presos. Dizem os entendidos que uma temporada na prisão faz com quê, “milagrosamente” perigosos marginais ou homens desonestos se transformem em “bonzinhos”, mercê dos cultos evangélicos que se realizam entre muros. É assim que conseguem redução de penas por bom comportamento. Já que a conversão tem funcionado instantaneamente (também conhecida como “milagre miojo”!),  Soarinho, o Esclerosado, disse que vai pedir ao Ministro da Justiça que mande Chiquinho passar uns tempos lá para ver se o nosso amigo fica mais “light”. Que é isso, velho maluco? Alto lá, Chiquinho não é bandido, não!  VIVA O BRASIL!! VIVA A CAPACIDADE DE “MUDANÇA” DOS HOMENS!!! VIVA OS “FUROS” DA LEI!!!! VIIII... VAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky