Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

29/09/2013

1. DE VOLTA – Depois de alguns dias fora, em viagem à República do Tango, estamos de volta ao batente e esperando repetir o sucesso de temporadas anteriores, pois volta a cartaz  “O Inquilino do Sublime ou a Baianidade de Vinicius de Moraes”, comemorando os 100 anos do poetinha. Modéstia à parte, é um show imperdível, tendo em vista as referências elogiosas de quem já viu. As apresentações acontecem este fim de semana (28 e 29 de setembro) no Teatro do Cuca e em 04 e 05 de outubro no Amélio Amorim, sempre às 20 horas.

2. ESPAÇOS CULTURAIS – Com o fechamento do Margarida Ribeiro para reformas e a precariedade (vai passar por uma remodelação) do Maestro Miro, Feira quase não tem onde realizar shows locais, espetáculos e eventos. Enquanto não chega o teatro do futuro Centro de Convenções (quando vai sair?), os 3 espaços (CDL, Cuca e Amélio) são disputados avidamente. Ah, sim! A Prefeitura e o Secretário Jailton Freitas merecem aplausos pela apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia na Praça Padre Ovídio, comemorando os 180 anos de Feira. Fenomenal! De arrepiar! Pena que eventos como o da semana passada não ocorram com frequência, pois efetivamente, o povo feirense precisa de banhos de CULTURA!

3. POLITICA FEIRENSE- Ouvido nos bastidores da política feirense, mais exatamente no café do Shopping Boulevard, no já famoso Senadinho: Sérgio Carneiro vai se candidatar a deputado federal. Segundo os “senadores”, isto “detonará” a pretensão do empresário “Zé Chico”, suplente de senador de João Durval. Outros, mais afoitos, juram de pés juntos que o “Zé Chico” (que é ainda neófito em política) deve cair nos braços de Zé Ronaldo que, aliás, tem o compromisso de apoiar a reeleição de Colbert Filho. E aí, como é que fica? Oh, povo que especula e faz e desfaz alianças a todo momento! Soarinho, o Esclerosado, que andava por lá pelo Senadinho, ouviu e chegou à conclusão de que não entende mesmo nada de política...

4. EXAME DA OAB – O plenário do conselho federal deve aprovar resolução, no próximo dia 1º., que permitirá aos candidatos reprovados na 2ª. Etapa do exame da OAB o reaproveitamento da 1ª. Fase num concurso seguinte e existe até gente que defende isso por 3 exames. Segundo se comenta a maioria dos presidentes das seccionais da Ordem é favorável. Zé de Maricotinha considera que assim é melhor do que pescar de bomba...

5. A PROCURADORA GERAL E O PAPA: -  Depois de conquistas como o casamento de pessoas do mesmo sexo, o pessoal gay está feliz da vida com as declarações da Procuradora-Geral da República, Helenita Accioli, que pediu ao STF para extinguir a criminalização do homossexualismo no Código Penal Militar, declarando: “-Impedir o ato sexual afronta a dignidade humana” e com a recente entrevista do Papa Francisco à revista italiana “La Civiltá Cattolica” demonstrando que está mesmo disposto a implementar mudança nos dogmas da Igreja Católica ao afirmar: “- A Igreja não pode interferir na vida de gays e lésbicas. E às vezes é obcecada demais pelo tema do aborto e de métodos contraceptivos.”

6. ESPIONAGEM – Sobre Obama e seus “arapongas” e a insatisfação de Dilma, o ex-presidente Lula costuma dizer: “-Se o Brasil tivesse uma empresa nacional de telecomunicações isto não teria acontecido”. Aí, Zé de Maricotinha, maldosamente, cutucou: “- E quem ia tomar conta? O antes 1º filho, Lulinha? Experiência em telefonia, ele tem...”

7. PRÁTICA NACIONAL - Juro que considerava Feira de Santana uma das poucas cidades sem memória deste país, mas sou obrigado a rever meu pensamento e considerar que “Feira é uma das muitas cidades brasileiras sem memória”. Imaginem que, em São Paulo, a sede do Grupo Tortura Nunca Mais, movimento que teve fundamental importância na redemocratização deste país, já se encontra parcialmente destruída e a qualquer momento desaparece de vez para virar um estacionamento. Pelo visto, o alto negócio de hoje em dia não é ter História, mas, sim, dinheiro no bolso.

8. PIRATARIA – Dizem os entendidos que cerca de 7,1 milhões de brasileiros compartilham a internet com seus vizinhos a partir da rede WI-FI (sem fio). A maioria constituída de jovens entre 16 e 25 anos. Só que este número é ínfimo se considerarmos a prática, cada dia mais normal, das redes com fio que, clandestinamente, atendem aos “usuários” do bairro e alhures, recebendo em troca mensalidades menores que as praticados pelas operadoras. 

9. CRIME ORGANIZADO- O Comando da Polícia Militar de São Paulo está muito preocupado e cada vez mais a população se sente insegura. É que foi presa uma quadrilha (16 pessoas) que estourava caixas eletrônicos. Infelizmente, ficou constatado que metade dos facínoras eram policiais militares. É no que dá uma remuneração injusta. Policiais e professoras deviam ter salários à altura do serviço que prestam. Isto faria com que o nivelamento não fosse por baixo...

10. VAI DESCER “SERRA” DE NOVO? –  A bancada tucana do Senado confirmou que José Serra é candidatíssimo à Presidência, embora a alta cúpula do seu partido teime em “queimá-lo”. Serra afirma que mesmo fora do PSDB ele vai ser candidato e para isso tem a legenda do PPS, do manjadíssimo Roberto Freire. Por outro lado, Freire anda afirmando que apoia a candidatura de Eduardo Campos. Quando é que Serra vai entender que ele é carta fora do baralho?

 

VIVA O BRASIL!!

Chiquinho de Babau considera que nunca um nome foi tão próprio como este: “Mensalão”. Não pelo fato de políticos terem recebido (ou não?!?! Rsrsrsrsrs) propinas mensais pela prática de corrupção. Ele jura que se fosse uma autoridade, mudaria a expressão “prática de corrupção” para “prática mensal” (ou “diária”?). Afinal, segundo ele, todos os dias ao abrir um jornal, o brasileiro vê uma denuncia de improbidade administrativa ou enriquecimento ilícito... Brasília espera a inauguração de mais uma “pizzaria” no Planalto Central. Soarinho, o Esclerosado, num lampejo de lucidez, comentou: “- E eu quero lá saber se Dirceu, Genoíno, ou quem quer que seja, pegou nas armas para defender a democracia? Quero não!!  Se eles erraram têm que pagar por isso”. Então, foi dito a ele e de maneira cruel, por Chiquinho de Babau, que o pobre velhinho não saberia nunca do resultado deste julgamento porque se o processo for para a Corte Internacional de Direitos Humanos da OEA, vai levar em média dois anos para ser julgado e que antes de ir para lá tem que passar pelo crivo de uma comissão consultiva autônoma na qual – pasmem! – existem processos a serem analisados ainda dos anos 90. A coisa deverá ficar de molho como está o mensalão do PSDB, ou seja, falta vontade política para levar adiante! Aí, o velho teve uma recaída e  fez uma comparação infeliz, sem pé nem cabeça, misturando gente com animais: “Todo mundo, quando nasce, mama para sobreviver. Este povo político, não! Quer ficar mamando nas tetas da Nação o tempo todo!”. Afffffffffff! VIVA O BRASIL!! VIDA A MOROSIDADE!!! VIVA A PIZZARIA!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky