Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

08/09/2013

1. AUSÊNCIA – Estarei ausente da cidade durante alguns dias do mês de setembro no entanto, assim mesmo, a nossa coluna continuará a ser publicada. Para que não aconteça interrupção do nosso contato bom e amigo, por dois domingos seguidos, publicaremos contos de nossa lavra, bem divertidos por sinal... Enquanto isto, iremos Chiquinho de Babau, Zé de Maricotinha, Soarinho, o Esclerosado, e eu  até ali, em Buenos Aires, para dançar um tanguito e visitar Cristinita...

2. PROPINODUTO PAULISTA - Há uma coisa interessante no escândalo do metrô de São Paulo: vocês já repararam como os envolvidos estão caladinhos, esperando baixar a poeira? Até parece que a tentativa de não cassação do deputado Natan Donadon aconteceu para que um fato que dá o que falar faça cair no esquecimento um absurdo como o propinoduto paulista. E pensar que algumas figurinhas como Zé Serra e Alckmin foram candidatos a presidentes desta nação!...  É como diz Chiquinho de Babau: “-Tem gente que não usa loção de barba, só óleo de Peroba.”

3. OPORTUNISMO – Falando em fato novo e cara de pau, até onde vão as pessoas na tentativa de aparecer na mídia? O ex-candidato a prefeito de Ilhéus e ex-deputado, no momento  vereador daquela cidade, Roland Lavigne,  andava meio no ostracismo. Na tentativa de aparecer, resolveu se candidatar no Programa Mais Médicos para servir  em Vitória da Conquista. Resultado: Apresentou-se num dia e desistiu no outro, sob a alegação de que o trabalho em Conquista demandaria tempo e ele não podia faltar às sessões da Câmara em Ilhéus. Assim, atingiu o objetivo: foi alvo de reportagem de Tv estadual. Será que ele pretende se candidatar a deputado de novo?

4. MAIS MÉDICOS – Uma parte dos médicos brasileiros que toparam entrar para o Programa Mais Médicos, ao menos aqui na Bahia, está desistindo sob a alegação de que tomaram conhecimento da péssima situação em que se encontram os locais onde vão assumir, em que pese a promessa de melhorias e reformas. Aí, fica a dúvida: O Programa foi criado de maneira inconsequente ou estas desistências fazem parte de um boicote? Será que algum brasileiro desconhece o caos que é a Saúde neste país?! O esforço do governo para reverter isto será só encenação, pseudo  preocupação  com a Saúde? Bem... São perguntas que só com o tempo se pode ter respostas.

5. DERRAPAGEM –  Há pouco, num bate papo, Chiquinho de Babau nos dizia que o pessoal de rádio precisa ter mais cuidado ao divulgar notícias, evitando, assim, ser alvo de críticas pois são muitas as “cochiladas” que dão. Segundo ele, na segunda feira passada, um radialista ao responder a pergunta de um colega sobre o plantão policial de fim de semana, afirmou: “-Meu caro amigo, o plantão foi movimentadissimo. Aconteceram muitos tiros. Foi gente levando no peito, levando nas costas, nas nádegas (?!), um horror!”, provocando frouxos de riso em todos. Pode?!

6. DERRAPAGEM II - O Zé de Maricotinha não perdoa nada! Imaginem que o “cara” disse ter ouvido o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, famoso “Hortelino Troca Letra”, fazer um discurso onde cita a passagem bíblica da multiplicação dos pães. Só que ele trocou uma letra: ao citar o plural de pão (“panes” em espanhol) disse “penes” (pênis em espanhol) e a frase saiu: “-Jesus multiplicou os pênis”. Nossa, que absurdo!

7. REVERSÃO- Bem que dizem que quando o sujeito está em maré de baixa tudo dá errado. No Rio, na tentativa de desocupação do espaço da Marina da Glória que abriga barcos de famosos como, por exemplo, o “Lady Laura” de Roberto Carlos, Eike Batista pretendia ampliar seu estaleiro. Sem sucesso. Perdeu a disputa judicial e agora os outros inquilinos iniciaram uma ação para retirada do iate “Pink Fleet”, ocupante de vaga ali e pertencente ao mega empresário.

8. CONCURSOS – Concurseiros de plantão, está na hora de “enterrar a cara” nos livros! Segundo o Ministério do Planejamento, em 2014 deverão ocorrer concursos para preenchimento de quase 60 mil vagas (59.547) em aberto nos 3 Poderes da União, além do que, na área estadual, aqui na Bahia, deverão ocorrer 2 novos certames para preenchimento de vagas na Secretaria de Segurança Pública e na Procuradoria Geral do Estado.

9. ABERTURA – A abertura chegou à Rússia, mas nem tanto... Ali, por exemplo, é até proibido se falar em homossexualismo. Pois bem... um artista plástico, Konstantin Altunin, fez um quadro retratando o presidente Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dimitri Mededev em roupas íntimas femininas e chamou a obra de “Travesti”, expondo-a no Museu de Autoridade, em São Petersburgo. Não deu outra: O museu foi fechado e o artista, para não ser preso, asilou-se na França. Já pensaram se acontecem lá as tais manifestações que estão na moda aqui?

 

VIVA O BRASIL!!

Estas manifestações que surgiram com a Copa das Confederações estão passando do limite. Na terça-feira, dia 03, os moradores de Menino Jesus, lugarejo entre Feira e Salvador, simplesmente fecharam a rodovia BR-324 por cerca de 7 horas, isolando a capital do Estado,  e as autoridades deixaram correr frouxo. O Governo Federal vendo cair o conceito perante o povo passou a dizer amém aos absurdos. Para fazer média, a presidenta e autoridades outras deram entrevistas considerando um direito popular as manifestações. Com isto, diversas pessoas que nada tinham a ver com o cerne dos protestos foram prejudicadas ao terem suas lojas, carros, etc., vítimas de vandalismo... Com todo respeito às autoridades constituídas e a quem concorda com o que vem acontecendo. É inaceitável ver  pessoas que vão trabalhar, pegar um avião ou mesmo com consultas médicas ou compromissos inadiáveis  prejudicadas porque “está na moda chiar”. No meu entendimento, o meu direito começa onde termina o do vizinho e vice versa. Afinal, há outras maneiras de dizer ao Poder Público que ele não está agradando sem prejudicar ao próximo. Pelo excesso,  já deixou de ser direito do cidadão para ser banderna. E aí fica a pergunta: Será necessário que alguém mais morra ou pessoas prejudicadas comecem a processar o Estado por omissão para que as coisas voltem à normalidade? Ou tomam uma providência ou perdem de vez o controle! VIVA O BRASIL!! VIVA O DIREITO DE IR E VIR!!! VIVA O RESPEITO AO DIREITO ALHEIO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!       

Eduardo Kruschewsky