Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

11/08/2013

VOCÊ, QUE É PAI E NOSSO LEITOR, ESTÁ DE PARABÉNS: HOJE É O NOSSO DIA!


RAPIDINHAS

1. Neste ano de 2013, acontece o centenário do poeta Vinicius. Nos dias 28 e 29 de setembro no Teatro do Cuca, às 20 horas e 04 e 05 de outubro no Centro de Cultura Amélio Amorim, teremos reapresentações de “O Inquilino do Sublime ou A Baianidade de Vinicius de Moraes”, espetáculo, de nossa autoria. No dia do nascimento do poeta (19 de outubro) acontecerá apresentação no Hotel Mar Brasil, antiga residência de Vina, em Salvador e, em novembro, novas apresentações em Feira. O show musical conta a passagem do poetinha pela Bahia na década de 70.  Sem falsa modéstia, asseguro que é, realmente, um espetáculo imperdível!

2. Entre 2001 e 2011, a renda per capta do brasileiro cresceu mais de 50%; a classe baixa, hoje, é apenas 19% da pirâmide social e o crescimento geral foi de 33%. Alguns comemoram e outros olham estes dados com reserva. Afinal, eles foram fornecidos pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República...

3.    Por falar em renda per capta, o deputado (ou ex?) Sérgio Carneiro deu um primor de entrevista ao programa radiofônico “Linha Direta com o Povo” (Dilson Barbosa). À vontade, Sérgio fez uma verdadeira apologia à Retidão e ao Bem. Demonstrou voto de pobreza (alegou ser um mero advogado, não tem carro (usa o da esposa) e sua moradia é simples); elogiou o PT como o melhor partido das Américas e condenou com veemência a proverbial compra de votos, com distribuição de dinheiro, comida, material de construção, cestas básicas, etc. Zé de Maricotinha ficou encantado e comentou que, ressalvados alguns exageros, o Sérgio pintou o retrato perfeito do político profissional, tendo o cuidado de ficar de fora...

4. Na quinta, dia 8, a UEFS fez o lançamento da 6ª. Feira do Livro que acontecerá entre os dias 10 e 15 de setembro, na Praça do Fórum. O evento aconteceu no Casarão Froes da Mota e foi uma noite belíssima com apresentações musicais e poesia entremeando as explanações da comissão organizadora. Logo em seguida foi oferecido um lauto coquetel. E ainda dizem que Feira de Santana é uma cidade árida em termos de cultura...

5. Na Itália, o ex-premier Silvio Berlusconi (aquele das bacanais e que é dono de time de futebol...) foi condenado a 4 anos de prisão por fraude fiscal. Será que ele vai preso? Como lá não é Brasil, pode até ser. O fato me lembra o caso Al Capone, gangster preso por sonegação do Imposto de Renda. Nego Rasta não deixou por menos: “-Se forem prender quem sonega por aqui, terão que fazer o programa “Minha Cela, Minha Vida.”

6. Na cidade de San Diego, nos States, o universitário Daniel Chong, foi detido, em 2012, sob a suspeita de porte de drogas. Ficou preso, sem água ou comida, durante 4 dias em uma cela onde não havia janelas. Provada sua inocência, o jovem receberá R$ 9 milhões de indenização. Diferentemente do Brasil onde o “cara” apanha, é torturado, humilhado e, às vezes, desaparece sem deixar rastros, ficando por isso mesmo.

7. Um comentário de Chiquinho de Babau: “-Esta Via Bahia não tem mais o que inventar para levar o dinheiro da gente. Pra mostrar serviço, eles têm a cara de pau de colocar no ticket que entregam nas cabines do pedágio: “Deficiente auditivo e de fala ligue 0800 8000 888.” Lindo, não é? Mas... como é que um cego vai ler o que está escrito no ticket e como é que um surdo vai escutar alguma coisa ligando para lá?”- e  completou, entre aborrecido e irônico: “-Tomem jeito, e vão cuidar da rodovia que está cheia de buracos, coloquem – isto sim! – telefones de um em um quilometro, guard raid (proteções entre as pistas) na rodovia toda e outros melhoramentos! Me enganem que eu gosto!!!”

VIVA O BRASIL!!

A Prefeitura está reestudando a instalação da Zona Azul no centro da cidade. Pelo que se comenta, para haver rotatividade, um carro ou moto só poderá ficar um determinado período de tempo num só lugar, sob pena de ser rebocado. Isto, naturalmente, vai trazer, para os “donos de vaga”,  uma série de transtornos como pagar guincho e  “hospedagem” do veículo no pátio da Prefeitura.  A atitude é digna de aplausos. É verdade que é mais um imposto a ser pago, mas, ao menos, deverá ser ordenado o estacionamento na zona comercial. A cidade tem uma frota de mais de 200.000 carros (foi isso mesmo que ouvi em entrevista do Superintendente da SMTT?!) e, depois das sete da manhã não se consegue mais uma vaga, porque comerciantes estacionam pelo dia inteiro na porta dos seus estabelecimentos, metem cones de “Estacionamento Exclusivo Para Clientes” ou mesmo mercadorias no meio fio. Ambulantes invadem calçadas e o meio da rua (affff!!!), fazendo valer, ao pé da letra, o antigo nome de nossa cidade: “Cidade Comercial de Feira de Santana”. Isto e mais: As milhares de motos de comerciários que ficam paradas em todo lugar, ocupando vagas de caros, coladinhas uma na outra, queimando pernas, provocando acidentes, etc. Como diz o Nego Rasta: “- Este Centro é um mangue. Ninguém entende ninguém!...” VIVA O BRASIL!! VIVA A TORRE DE BABEL!!! VIVA O “DEUS PARA SI E O DIABO PARA OS OUTROS”!!!! VIIIII...VAAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky