Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

09/06/2013

1. Na segunda feira, dia 03, o prefeito feirense, José Ronaldo, recebeu uma comissão da Academia Feirense de Letras constituída deste articulista; Dom Itamar Vian; Desembargador Raimundo Pinto e jornalista Helder Alencar. Em pauta, a cultura feirense. O prefeito prometeu apoiar algumas ações futuras da AFL, entre elas um concurso literário, e ficou de voltar ao assunto brevemente. Fazendo justiça: nas duas gestões passadas de José Ronaldo, a Academia teve um excelente apoio oficial, o que deve ocorrer agora.

2. Com enorme sucesso, neste sábado, dia 08, aconteceu o Forró NoiteDia, patrocinado pelo tradicional jornal feirense. À frente, Zé Coió (Dom Coióte de La Mancha) e sua filha Carla. Muita gente bonita presente!

3. Ocorreu no Boulevard, quarta-feira, dia 05, evento comemorativo do Dia do Meio Ambiente. Após o lauto café da manhã, os convidados participaram, no Orient Cinema, de palestra proferida por Tião Santos, ex-catador de material reciclável e Coordenador Nacional do Movimento Limpa Brasil. Sem dúvidas, o Boulevard, sob a batuta da competente superintendente Viviane, nossa conterrânea, tem patrocinado grandes eventos.

4. Jonatas Carvalho, indubitavelmente, foi uma das maiores e melhores figuras que a Feira de Santana já abrigou. Sempre presente nos movimentos sociais, dirigiu várias entidades como o Centro das Indústrias, a AFAS, foi governador de Rotary e tal e tal... Vivia sorrindo e era excepcional contador de causos. Gozador, pregava peças nos amigos que adoravam as brincadeiras. Em vida, tornou-se nome de rua, de instituto para cegos, escola, etc. Infelizmente morto, com certeza receberá mais homenagens, deixando uma grande saudade.

5. Chiquinho de Babau, em bate papo regado a uma cervejota e tira-gosto de codorna feito por dona Stela, comentou, enquanto víamos a recepção do Barcelona a Neymar: “-Ora, tem coisas que são misteriosas! Como é que a Espanha está numa crise financeira violenta e um time de lá contrata Neymar por 158 milhões e ainda vai pagar uma fortuna de salários?! Rapaz... Aí tem! Vai ver, é lavagem de dinheiro...” O pessoal que ouviu o comentário ficou sem argumento.

6. É por estas e outras que, constantemente, acontecem  greves de professores: em Brasília, os profissionais do ensino da rede pública tiveram aumento que os coloca no topo dos salários da categoria no país e, de lambuja, foram distribuídos entre eles 3.000 tablets, com conteúdo pedagógico, subsidiados pelo MEC. Enquanto isto, por aqui o professor Germano, Marleide, & Cia., vivem secando a garganta sem resultados maiores.

7. Esta é curiosa. Você sabia que nós, os brasileiros, trabalhamos de 1º de janeiro a 30 de maio somente para pagar impostos? São 150 dias trabalhados só para pagar cominações... É tanto Cofins, PIS, a família do I (IR, IPTU, IPVA, os cambaus) que não tem quem aguente, além de contribuições sindicais, de previdência, taxa de lixo... Soarinho, o Esclerosado, pediu: “- Não fala mais que eu já estou indignado!” Em seguida, num lampejo de lucidez, preocupado arrematou – “- Epa! Será que  ficar “indignado”, palavra começada com “I”, obriga a gente a pagar imposto?“. Por cobrarem impostos demais, o Esclerosado escorregou na maionese, delirando!

8. Na Índia, para evitar violência sexual foram criados a calcinha e o soutien elétricos que dão choques e evitam as apalpadelas. Agora, em Mumbai, cidade indiana, passou a ser proibida a exibição de manequins portando lingerie ou roupas decotadas para “não afetar o espírito dos homens”. O pior é que dizem que o sarí (vestimenta típica das mulheres indiana, constituída de uma única peça de pano) é mais excitante porque exercita a imaginação...

9. Pressionado pela primeira mandatária, Dilma Roussef, o presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda, passou por uma verdadeira saia justa: Foi obrigado a explicar as notícias contraditórias divulgadas pela Caixa. A lambança se deu por ocasião da corrida desenfreada ao dinheiro do Programa Bolsa-Família. Com isso, o presidente gaguejou, foi lá, veio cá e terminou por pedir desculpas.

 

VIVA O BRASIL!!

Isto é que eu chamo de mordomia! Nos últimos 24 meses, vocês sabem quantos dias de licença sob as mais diversas alegações foram utilizados por comissionados e servidores efetivos do Senado?  “Apenas” 87.500 ou 3.660/mês ou, ainda, 120 faltas/dia (e olhem que estou considerando sábados, domingos e feriados!). O curioso é que os que mais tiveram licenças são aqueles que ganham mais, em torno de R$19 mil por mês. Outra notícia no mínimo interessante: Em pronunciamento na Etiópia, a presidente Dilma anunciou que o Governo vai tentar convencer o Senado a aprovar o perdão da dívida de todos os países africanos. Segundo alegam os especialistas, isto é um atalho para fornecer novos capitais, tecnologia e investimentos aos africanos, uma vez que não pode haver pendências anteriores. Zé de Maricotinha abismado com a medida, disparou irritado: “-Conversa! Isto é jogar dinheiro bom em cima de dinheiro ruim. Se eles não pagaram antes, vão pagar depois?” É VERDADE! VIVA O BRASIL!! VIVA A CAMARILHA BRASILIENSE!!! VIVA DR. RENAN E SEUS LIDERADOS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky