Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

10/03/2013

1. O Ministério Publico, em Itabuna, propôs ação civil pública contra a Caixa Econômica e 2 construtoras (as obras foram iniciadas e abandonadas por 1 e concluídas pela outra) para que sejam corrigidos defeitos graves de construção no Condomínio Pedro Fontes Araújo, financiado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Além disto, não foram cumpridos outros itens do contrato. O MP pediu indenização por danos materiais e morais e suspensão do pagamento de parcelas. Sabem por que ações como esta acontecem com frequência? Por pura e simples falta de fiscalização técnica. Ironicamente, estas coisas só acontecem em condomínios populares...

2. O Ministério da Saúde está querendo importar médicos estrangeiros, oriundos de países de língua portuguesa e espanhola para colocá-los em programas sociais. Em que pese o resultado dos exames para reconhecimento dos diplomas (Revalida), que registrou aprovação de apenas 9% de médicos cubanos e 4% de graduados na Bolívia, o Ministro Alexandre Padilha pediu a diretores de Faculdades Federais de Medicina para supervisionar novos profissionais. Diante do evidente despreparo dos “importados” porque não aproveitar profissionais brasileiros, mesmo recém-formados? Ou estes foram reprovados, sem exame, por ser brasileiros?

3. Em janeiro e fevereiro foram comprovados, no Brasil, 204.650 casos de dengue, segundo o Ministério da Saúde. Mato Grosso do Sul, Minas, São Paulo, Rio, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo, são os estados que mais apresentam casos. Zé de Maricotinha perguntou: “-Mas... o Brasil não havia praticamente erradicado a dengue?”, ao que o “doutor” Chiquinho de Babau refutou: “-Fazer o quê, meu filho? Na hora que a coisa melhora um pouco, “neguinho” abre a guarda. Brasileiro não tem persistência”.

4. A Bahia firmou contrato da ordem de 1 bilhão de euros (2,7 bilhões de reais) com duas empresas internacionais, Alston e Renova, para exploração de energia eólica (energia dos ventos). Segundo o governador, nós já temos o vento, 3 produtores de geradores e um fabricante de torres se instalando em Camaçari, falta apenas trazer uma indústria de pás gigantes. A Bahia lavra um tento importante, pois será o maior parque eólico das Américas!

5. Para Zé de Maricotinha, o porreta é não ter carteira assinada porque quem mais paga imposto é o assalariado porque recolhe na fonte. E perguntou: “- Você sabia que os brasileiros pagaram, em janeiro, a bagatela de 116,066 bilhões de reais em impostos?”. E Soarinho, o Esclerosado, “viajando na maionese”: “-Uai, e pra onde vai tanto dinheiro?”. Diante de tanta inocência, preferi ficar calado...

6. A piada do mês: o manjadíssimo Dieguito Maradona, ao ser comparado com Lionel Messi, declarou: “-Não me ponham em confronto com Messi que, aliás, é um grande jogador. Gosto mesmo é de ser comparado com Pelé, porque sou melhor que ele”. Nossa que disparate, “seu” Dieguito! Será que você desconhece que Pelé e Garrincha são inimitáveis e sem comparação? Baixa a bola, baixinho.

7. Falando em futebol, o Fluminense de Feira continua – desculpem a franqueza - medíocre. Convenhamos que um time de tradição não possa continuar numa situação destas. Segundo alguns entendidos, a situação atual é o resultado de uma série de atos praticados por diretorias pouco comprometidas com o clube e muito mais preocupadas em tirar vantagens, principalmente políticas. Conta-se nos dedos o número de abnegados. Na verdade, há muitos oportunistas que caem fora tão logo se locupletam; muita crítica e pouca ajuda.

8. O espetáculo teatral “JINGOBELL” está fazendo temporada de sucesso em Salvador no teatro do SESC, na Avenida Tancredo Neves. São jovens feirenses talentosos que começam a conquistar seu lugar ao sol. Por outro lado, o espetáculo musical “O Inquilino do Sublime”, de nossa autoria e interpretação e a musicalidade de Israel Exalto e Gorete Figueiredo, foi convidado a participar do projeto “Amar Amado recebe a visita de Vinicius”, a acontecer em Ilhéus no mês de agosto, comemorativo dos 100 anos do poetinha, com a participação dos grandes nomes da musica e das artes brasileiras.

9. O governo deve decretar estado de emergência fitossanitária no Oeste da Bahia, por causa da lagarta do milho, conhecida como “helicoverpa”. Os prejuízos são superiores a 300 milhões, já que a praga passou a infestar as lavouras de soja e algodão e os defensivos que matam a lagarta nas lavouras de milho não surtem efeito nas outras. Pode haver queima de plantações e proibição de venda de grãos em outros Estados.

10. Não entendo porque grupos teimam em prejudicar a todos para chamar a atenção das autoridades, como, por exemplo, fechar uma rodovia, vizinha à sua comunidade, para protestar contra um assassinato. O que tem um motorista a ver com um fato ocorrido sem a sua participação ou conivência? Há outras maneiras de pressionar as autoridades. Exigir justiça e direitos não é transtornar a vida de quem nada tem a ver com isto.

11. O mordaz Chiquinho de Babau, ante o fim do pagamento de 14º e 15º salários para deputados estaduais, não deixou por menos:“-Será que isto é o começo de uma campanha para acabar com as mordomias de nossos parlamentares ou um cala boca para deixar em paz as outras benesses?”.Sei lá, Chiquinho, sei lá...

PONTO FINAL

HOJE NÃO HAVERÁ O “VIVA O BRASIL” PORQUE QUEREMOS HOMENAGEAR AS MULHERES FEIRENSES POR SEU DIA, OCORRIDO NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA! VIVA AS MULHERES FEIRENSES!! VIVA AS SUAS CONQUISTAS!!! VIVA A TERNURA E O AMOR!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

     
 
Eduardo Kruschewsky