Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

02/12/2012

MUITO FORTE A DECLARAÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA, JOSÉ EDUARDO CARDOSO, AFIRMANDO QUE PREFERIA MORRER A IR PARA UMA CADEIA BRASILEIRA. SE PUDESSE DIALOGAR COM ELE, EU DIRIA: “-PENSO ASSIM, TAMBÉM,  MINISTRO, MAS, O QUE O SENHOR TEM FEITO PARA MINORAR ISTO? SÓ LAMENTAR?! ASSIM É FÁCIL!”

1. Esta semana, Feira foi manchete nacional:  uma jovem de Sapeaçu disse que um vereador de Feira queria pagar por sua virgindade. Fizeram até comissão para apurar o fato. A moça afirmou que quem propôs o “negócio” disse, apenas, ser vereador, ficou de ligar depois e sumiu. Acho que isto é um factoide e não merece tanto estardalhaço. O sexo está tão banalizado que quem quiser viver uma aventura destas não precisa gastar muito. Infelizmente...

2. Na base do “tudo pronto”, a sociedade adquiriu péssimos hábitos. Alguns deles? Os trabalhos escolares são feitos através de “copiar” da internet e “colar”; a “turchma” prefere comparecer a um show de Pablo (arghhh!!) que a um bom teatro ou ver televisão (coisas tipo Ratinho) a ler um bom livro. Com isso, perdemos em criatividade, capacidade de racionar, etc. Será que os avanços nos fizeram regredir?

3. Joaquim Barbosa, o principal responsável pela condenação do pessoal do “Mensalão” ao assumir a presidência do STF, já comprou uma briga: Quer que o Tribunal determine a perda de mandato de políticos, acabando com a impunidade de corruptos. Hoje, isto é com o Congresso que tem salvado seus membros ao pôr as barbas de molho.

4. A autobiografia do bispo Edir Macedo é o livro mais vendido no país, em 2012. “Nada a perder” vendeu, em 2 meses, 350 mil exemplares e, de sobra, bate recordes de venda no exterior. Para que você, leitor, tenha ideia: O segundo livro mais vendido depois dele é a biografia de Boni (diretor da Globo) com 65.370 exemplares. Só em Salvador, o livro do bispo vendeu 20 mil exemplares. Edir Macedo é fundador da Igreja Universal do Reino de Deus há 35 anos e a IURD está presente em 182 países. É mole ou quer mais?!

5. Quanto dinheiro jogado fora! O Conselho Nacional de Justiça só conseguiu desmontar 16 dos 60 aviões de grande porte que estão sucateados nos aeroportos do país. Bem não se faz isto, já surgiu outro problema a ser resolvido: É necessário o desmonte de 15 mil vagões ferroviários sem uso e que estão apodrecendo por aí... Soarinho, o Esclerosado, distraído como ele só, perguntou: “-Nestes vagões aí, vai o metrô de Salvador”?

6. O parlamentar João Arruda (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial Anticorrupção, em tramitação no Congresso, declarou: “-O objetivo é ir até onde a lei das licitações e da improbidade não chegam, penalizando empresas que participem do esquema de corrupção, como bancos e empreiteiras. Multá-las e impedir que sejam contratadas pela União” – Sobre o prazo de votação, afirmou: “-Queremos votar até dezembro. Mas houve obstrução por parte de colegas que defendem o interesse dessas empresas”. Encerrou o assunto sem revelar quem são os colegas, para evitar confusão para o lado dele... E esta Lei vai adiante com este presidente medroso e omisso?!

7. Observações do Nego Rasta: O Vitória chegou à Série A na última hora e com meio palmo de língua de fora. O Bahia continua a matar sua torcida de raiva e se bobear, neste domingo, troca de lugar com o rival, indo para a Série B... E fica uma porção de bobos discutindo quem é o melhor! Bobagem. Honradas as exceções de alguns devotados dirigentes como, por exemplo, do Flu de Feira, o que eles querem mesmo é criar talentos e, depois, vender enfiando o resultado da venda no buraco do brim. Duvido, por exemplo, que Gabriel fique no Bahia ou Willie no Vitória...

8. Um cidadão entendido de politica fez a seguinte observação: “-Se o prefeito eleito quiser ordenar o centro da cidade, tem que fazer nos primeiros 6 meses de governo porque, para quebrar arestas e ajustar, ele tem mais 3,5 anos pela frente. Não há como ordenar a coisa sem desagradar a uma porção de gente. A medida imediata pegará muita gente de surpresa, mas contará com o apoio de boa parte da sociedade”.  Será?!

9. Responsável pelo rebaixamento do Palmeiras e famoso por suas polêmicas, o agora técnico da Seleção Brasileira, Felipão, já chegou ameaçando, ao declarar que vai “jogar duro”: “Se não quer pressão, então é melhor não jogar na seleção. É melhor ir trabalhar no Banco do Brasil ou em um escritório”. Não gostei! Que babaquice! Sou aposentado do BB e sempre fui cobrado para alcançar os objetivos propostos pelo Banco. Não desisti. Ao contrário, a pressão me fez crescer funcionalmente. O Felipão pisou feio na bola. Sem falar que ele não me parece o técnico ideal para a seleção. Soarinho, o Esclerosado, que também é aposentado do BB foi mais longe: “-Será que este Felipão tem mãe”?!

VIVA O BRASIL!!

Esta é muito boa! Você, revoltado, abre os jornais, vê na TV diariamente os milhares de roubos, assassinatos, tráfico de drogas, estupros, etc., e quando acontece um marginal ser preso, fica feliz. Mas... a superlotação nas cadeias e presídios é um fato e têm causado declarações como a do Ministro da Justiça que, salvo melhor juízo, fez jogo de cena. Afinal, quem prende é o ministério dele. Para mim, ele fez média com o pessoal do PT que cumprirá pena em regime fechado.  Ou será porque a imensa população carcerária custa uma fortuna ao Governo? Faz-me rir... Por outro lado, preso, o cidadão passa a ser abrigado e alimentado pelo Estado e, simplesmente, não pode e não deve fazer nada... Pelo menos, é o que considera a Justiça do Rio de Janeiro, que condenou o Governo a pagar ¾ do salário mínimo, no período de julho de 2000 a dezembro de 2006, a certo detento que fez faxina em uma Delegacia de Polícia e, depois, em dois presídios sem nada receber. Não adiantou a argumentação de que não havia o que pagar, até porque o serviço só beneficiou o preso, reduzindo a pena. A bolada foi corrigida pelos juros da poupança e rendeu ao detento, uma boa grana. E olhem que ele pediu, ainda, R$ 100 mil por dano moral (?!), mas foi negado.... Alguém me ajude a responder a Chiquinho de Babau: Será que é humilhante fazer faxina? Pelo visto, matou, roubou, estuprou, barbarizou, é para ficar na sombra e água fresca, por conta nossa! VIVA O BRASIL!! VIVA AS ARTIMANHAS JURÍDICAS!!! VIVA AS LEIS SUPERADAS E NUNCA REVISTAS!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky