» Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

29/10/2012

1. No último dia 19, se vivo fosse, o meu poetinha Vinicius de Moraes estaria completando 99 anos. Segundo o jornal Tribuna da Bahia, nosso Estado ficará de fora das comemorações do centenário de nascimento (19.10.1913) do mais romântico poeta brasileiro. Mas... como conhecemos de perto a musa Gesse Gessy, com certeza a Bahia vai homenagear “o branco mais preto na linha direta de Xangô”. Gesse foi casada com o poeta na década de 70, morando aqui na Bahia. Ressalte-se que a estada do poeta entre nós resultou, ao menos em nossa opinião, no melhor da sua obra poética e musical.

2. Corre na Internet um abaixo-assinado pelo fim das pesquisas de intenção de votos. A justificativa? Simples: uma parte dos brasileiros não gosta de perder e, de última hora, dá seus votos a quem tem mais chance de ganhar. Parece ridículo? Mas é verdadeiro!

3. Será que, com os avanços tecnológicos, a vida imita a ficção? Bem não lançaram no cinema o filme “Prometeus”, cuja trama acontece no futuro e gira em torno de um planeta gêmeo da Terra, a revista “Nature” anuncia que cientistas do Observatório Europeu do Sul afirmam ter encontrado um exoplaneta (confesso que não conheço a palavra!) parecidíssimo com o nosso a apenas (?!) 4,3 anos-luz. Só que por ser perto de um sol chamado Alfa Centaurin B não deve ter vida por causa do excesso de calor.

4. Soarinho, o Esclerosado, está bestificado com a agressividade do Zé Serra. É que, depois da campanha do aborto contra Dilma, agora ele resolveu adotar o “kit gay” para desancar Haddad, mas não deu certo... O tiro continua saindo pela culatra: É a maior rejeição que se tem notícia em São Paulo.

5. Esta é a 2a. vez: Lula coloca candidato sem grande expressão política (antes, Dilma) e derruba Serra. Na verdade, o tucano vai perder de novo muito mais pelo seu estilo baixo e agressivo de atacar e tem brigado até com seus correligionários e marqueteiros, sem ouvir ninguém. É a tática do desespero. O PSDB, porém, não tem nada com o estilo pessoal de Serra e deve se erguer com a aposentadoria deste.

6. Não há dúvida de que este Maluf é um tremendo cara de pau e comerciante! Depois de apoiar Haddad para a Prefeitura de São Paulo vai dar uma guinada de 180 graus, pois já assumiu o compromisso de apoiar Geraldo Alckmin na campanha de reeleição como governador paulistano, em 2014.

7. Esta história do “Mensalão” está me cheirando a uma grande fogueira, ao menos para parte da imprensa e alguns que nunca aceitaram ter perdido o poder. Como sempre, os que estão sendo julgados pelo STF são culpados de toda a corrupção presente, passada (êita, povo da memória curta!) e futura. Bom seria se o STF passasse o Brasil a limpo. O perigo é fazê-lo e encher os presídios de políticos de quase todas as plumagens e etnias. Assim, por enquanto, vamos aplaudir o julgamento. Ele é justíssimo e necessário. Mas, ainda falta muita gente ser julgada. Que estes ponham as barbas de molho!

8. No Amazonas, a PF está investigando qual o candidato (naturalmente derrotado!) que forneceu transporte e dinheiro para 100 índios da etnia maiuruna. Estes saíram de sua aldeia e foram votar na cidade. O dinheiro foi pouco, acabou e eles estão na cidade de Atalaia do Norte abandonados. Resultado: 3 deles já morreram de cólera num acampamento improvisado onde estão desde o dia 7 de outubro.

9. Já surgem especulações sobre cargos no futuro governo ronaldista. O interessante é que, na cara de madeira, aliados de última hora (os ocupantes profissionais de cargos de confiança que não querem largar o osso) pretendem disputar espaço com gente que durante toda a campanha esteve ao lado do prefeito eleito. É muita “necessidade” de sobrevivência, desfaçatez e - desculpem a franqueza – falta de caráter. O certo é isto: Quem não esteve na linha de frente do “homem” que se contente com as sobras... Se houver.

10. Falando em escolha, os membros da Academia Feirense de Letras já começam a se preparar para eleger a sua diretoria 2013/2014. A eleição, como sempre de consenso, acontecerá na segunda quinzena de novembro. Bons nomes não faltam para compor essa Diretoria.

VIVA O BRASIL!!

Depois de reduzirem a taxa de juros, os bancos, POSANDO DE BONZINHOS, andam propagando a redução de tarifas, sua maior fonte de renda. É bom que saibamos o que pode e o que deve ser cobrado, uma vez que instituições espertamente ”enfiam goela abaixo” do cliente pacotes cheios de tarifas de serviços não prestados, fingindo baratear custos. Zé de Maricotinha já me confessou que não tem conta bancária e corre às léguas de estabelecimentos bancários porque, segundo ele, “espirrou dentro de um Banco? É pago!”, num exagero que nós já conhecemos. Eis alguns serviços bancários que não podem ser cobrados mensalmente: CONTA CORRENTE:- Cartão com função débito e sua 2ª via por perda, roubo ou danos – 4 saques – 2 transferências entre contas do mesmo banco – 2 extratos dos últimos 30 dias – consultas via internet – 10 folhas de cheque. POUPANÇA: Cartão e sua segunda via por perda, roubo ou danos – 2 saques – 2 transferências para conta do titular – 2 extratos – consulta internet e extrato consolidado. Além disso, segundo o Banco Central, os bancos devem divulgar uma tabela de tarifas só aumentadas se divulgadas 30 dias antes; ao abrir a conta com serviços essenciais o banco não pode exigir renda e é obrigado a entregar a 2. Via do contrato de abertura e não pode fazer venda casada de produtos (tipo seguros ou capitalização). Lute por seus direitos! VIVA O BRASIL!! VIVA A FALTA DE INFORMAÇÃO DO BRASILEIRO!!! VIVA OS BANQUEIROS!!!! VIIIII... VAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky