Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

22/10/2012

1. É com satisfação que começo nossa coluna elogiando, afinal não se deve só “meter o malho”!: Esta semana, no feriadão do dia  12 tive uma grata surpresa ao constatar, na BR324 o bom trabalho que a concessionária Viabahia está realizando. No horário de picos estão colocando funcionários extras para vender nas filas do pedágio um cartão apelidado de fura-fila ligeirinho. Ao chegar na cancela basta entregar e passar rapidamente, desafogando as filas que se formam. Mas, nem tudo é perfeito...

2. Se melhorou por este lado, a rodovia ainda não atingiu a plenitude do bom atendimento, pois ainda, entre outras melhorias, não foram instalados os telefones de emergência no percurso da rodovia, de forma que se você precisar de um socorro e não tiver um telefone celular na hora, dança... Na segunda, vinha de Salvador e, infelizmente, um pneu do carro detonou, sendo obrigado a parar numa ladeira. Como estávamos só eu, minha esposa e minha filha (e com celular descarregado!), tivemos dificuldades e não fosse a solidariedade de 3 senhores que nos socorreram, a coisa teria sido muito ruim...

3. Quem vai lançar seu primeiro romance é o comerciante e desportista Moacir Cerqueira. A trama é baseada em fatos reais e chama-se “A Tragédia do Soldado Hermes”. Com muita honra para mim, Moacir me confiou o projeto gráfico do livro que será lançado em data a ser marcada, na Livraria Nobel, ali na Getúlio Vargas. Voltaremos ao assunto.

4. Tem gente que não possui o menor “simancol”. Eis a última declaração nada modesta da nossa Ivete Sangalo: “-Tenho um problema sério: eu me acho ótima!”, como se ela fosse a rainha da cocada preta. Chiquinho de Babau não perdoa: “-Pisa na bola, Veveta, e vê se mete o “Machadão” nessa conversa”.

5. Mesmo com os inúmeros programas paternalistas do Governo Federal, tais como Bolsa Família, etc., 6,9% dos brasileiros ainda passaram fome entre 2010 e 2012. Não deixa de ser um avanço,  pois entre 1990 e 1992 estes índices eram de 14,9%. Mas, não seria ótimo se criassem programas onde, em lugar do peixe, dessem o anzol?

6. Depois de perder em todas as instâncias, finalmente o deputado Paulo Maluf está condenado a pagar ao Estado de São Paulo o valor de 21 milhões por conta do escândalo dos precatórios, ocorrido em 1998. Diante do que Maluf, Estevão, Lalau, Cachoeira, e outros e outros  desviaram dos cofres públicos, este valor é irrisório e o Mensalão é peixe pequeno. Mas, como vivemos num país em que um escândalo encobre o outro, fazer o quê?!

7. Mesmo com a credibilidade combalida do seu partido, o PT, o ex-presidente Lula continua a mostrar que, de momento, é a maior força política deste país ao colocar disparado nas pesquisas paulistas o seu candidato a prefeito, ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

8. Esta é muita interessante! Em pelo menos 125 municípios brasileiros ganhou um candidato e vai tomar posse outro. São os “fichas-sujas” que, embora brigando com a Justiça, continuaram a campanha mesmo sabedores da sua improvável elegibilidade. Até 24 horas antes do pleito, dispostos a não arriscar, substituíram seus nomes e com isto, os substitutos foram eleitos sem aparecer. Só em São Paulo, 4 municípios votaram em um candidato e elegeram suas mulheres (?!). Garotos espertos!!

VIVA O BRASIL!!

Vez por outra, ao ler manchetes estampadas em jornais, revistas e internet, você tem  esperança de que as coisas podem mudar. Por exemplo, agora apareceu haver uma luz no fundo do túnel e muita gente está pensando: Será que querem acabar com as mamatas políticas?!?! É que tramita no Congresso (com o apoio de abaixo-assinado circulando na internet) uma proposta do senador Cyro de Miranda (PSDB-GO) para acabar com a remuneração que será devida a 47.600 vereadores eleitos, em 2012, para cidades com até 50.000 habitantes. Isto significa quase 90% dos municípios brasileiros e representaria uma economia colossal. Soarinho, o Esclerosado, exultou: “-PALMAS!!  Pena que eu não sou goiano, se não votava nesse político retado de honesto!”. Mas, o ácido Zé de Maricotinha jogou água na fervura: “- Calma, Soarinho! Debaixo desse angu tem caroço! Se a Lei passa, quase ninguém vai tomar posse e mais: Prá continuar “comendo” e bancar o herói, o bom Cyro já tratou de tirar “o dele da reta””:  “-Estes vereadores trazem um custo médio de 150.000 por mês para pequenas prefeituras e se reúnem poucas vezes no mês, diferentemente do Congresso Nacional”. Ou seja, com esta declaração ele  reduz os pequenos a ossos de borboleta e tira de porreta, tentando limpar a imagem de “gigolô nacional” que é própria de deputados e senadores. Portanto, no dele ninguém mexe, porque é devido e merecido! VIVA O BRASIL!! VIVA A MÁXIMA: “FARINHA POUCA? MEU PIRÃO PRIMEIRO”!!! VIVA A “ESPERTEZA” DOS POLÍTICOS!!!! VIIIII... VAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky