Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

11/12/2011

1. Abrindo a coluna, dando uma de Humberto Cedraz: SOBE - O corte dos impostos sobre os chamados “produtos da linha branca” e a liberação de 6 bi para os bens de consumo, tentando equiparar o simples mortal aos jogadores de futebol (Ver “Viva o Brasil!!”, abaixo).

2. No momento em que esta coluna estiver circulando, estarei em Salvador, junto com minha família, comemorando 66 anos bem vividos. Na oportunidade, estou agradecendo ao Bom Pai por ter chegado a esta idade provecta com discernimento, saúde e, sobretudo, de mãos limpas. Contrariamente a muita gente pública por aí, meu maior orgulho é a minha correção...

3. O menino feirense Jorge Wagner, surgiu para o futebol no time infantil da AABB do Jardim Cruzeiro, depois no Clube de Campo Cajueiro. Daqui foi para Bahia, Cruzeiro, Corinthians, Internacional e S. Paulo e passou pela Rússia. Colecionando 13 títulos (acaba de se tornar campeão japonês pelo Kashiwa Reysol), Wagner vai disputar o titulo mundial de clubes de 2011.

4. Não é bacana? Os pais Marlene e Antonio Jorge (ele, meu colega aposentado do BB), estão “babando” alegria, assim como a Feira de Santana. Mas, nem tudo são flores nesta história,  pois é sonho alentado de Wagner encerrar a carreira jogando no seu Bahia, e isto vai se tornar meio impossível, principalmente se o nosso amigo (rapaz de um belo caráter!) for campeão mundial...

5. Na terça feira, dia 6, o prefeito Tarcizio Pimenta sancionou Lei que doa uma área de 4.036,47 m2 ao Estado para construção de escola no Bairro dos Viveiros. Segundo anunciado, serão 700 vagas, com 6 salas de aula, biblioteca, refeitório, quadra e laboratórios. Bem... Chiquinho de Babau quer saber (eu não pude responder!) se esta nova escola vai substituir o Ecassa. Será?!

6. O Bahia de Feira fez, em 2010, um bom trabalho de renovação no futebol baiano. Para minha surpresa, Soarinho, o Esclerosado, de chuteiras na mão, veio me pedir: “-Edu, me arranje um lugar no “Tremendão”! Se Jackson (ex-Vitória), com 38 anos, foi contratado, por que eu não? Em vez de chamar menino novo, eles estão preferindo a velharia. E eu sou craque, “brodi””! Pode?!

7. Sobre o cai-cai de ministros: A oposição anda querendo insinuar que quem nomeia é a nossa “dama de ferro”. Será que esqueceram? Estes sabidos de plantão que, entra governo, sai governo, loteiam todos os cargos por partidos e estes fazem as indicações. E a missa é encomendada: se não quiser cair em desgraça, o governante tem que aceitar!

VIVA O BRASIL!!

Falando em craque, o 2º mais bem pago jogador do Brasil (o 1º é Neymar), Ronaldinho Gaucho está com 5 meses de salários atrasados no Flamengo. Procurou a diretoria, disse que tinha diversas propostas para 2012 e teve como resposta que a situação do Mengão é caótica  (em novembro, 2 fornecedoras romperam contratos pois ficaram 19 meses sem receber) e que o “Mais Querido” não conseguiu os patrocínios milionários que esperava quando contratou o ex-melhor jogador do mundo. Bem... e ai, meu dentuço? Zé de Maricotinha já deu a sentença: “-Pode amarrar a “grana” no rabo de uma piaba e largar num riacho fundo, porque esta já era!”. Na verdade, salários como os de Neymar, Ronaldinho e companhia estão inteiramente fora da realidade brasileira e os clubes ainda teimam em oferecer. No meu entendimento de apaixonado por futebol, mas leigo no assunto, os times têm que viver sua realidade, ou seja com os pés no chão: Fazer uma conta elementar, que é rendas mais patrocínios para pagar salários, obrigações sociais, manutenção da organização, etc, etc., e evitando coisas como as questões trabalhistas de todo dia... E aqui para nós, pagar milhões a um jogador enquanto milhões de brasileiros ganham uma merreca por mês, é revoltante e humilhante! VIVA O BRASIL!! VIVA OS IDOLOS DO FUTEBOL!!! VIVA OS SEUS SALÁRIOS!!!! VIIIII... VAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky