Rapidinhas » Eduardo Kruschewsky - Poucas e Boas » Infocultural
Eduardo Kruschewsky

Rapidinhas

31/07/2011
  1. Faleceu, no último dia 27, o jornalista e escritor João da Costa Falcão. De tradicional família feirense, João foi combativo diretor do Jornal da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Feirense de Letras, tendo tomado posse na instituição feirense no mês de março deste ano. Perde a Bahia um dos seus filhos mais ilustres...
  2. Com estréia prevista para a 2ª. quinzena de setembro, vai acontecer o espetáculo musical “O Inquilino do Sublime ou a Baianidade de Vinicius de Moraes”, com a direção artística de Zeus Oliveira; direção musical do maestro Israel Exalto e texto e interpretação deste articulista. É um velho sonho realizado com apoio da Fundação Egberto Costa e Banco do Brasil, através do Procultura Esporte.
  3. No último dia 27, foi realizado o 1º Fórum de Cultura de Feira de Santana que é uma preparação para a 2ª Conferência Municipal de Cultura a ser realizada em 18 e 19 de agosto. O evento contou com a presença de representantes dos diversos segmentos da cultura.
  4. Em Brasília, Dilma obrigou o todo poderoso do DNIT, Pagot, a pedir demissão. Aliás, Pagot - que andava arrotando ameaças, prometendo contar histórias cabeludas se “dançasse”- ficou mansinho e só fez a defesa do pessoa do DNIT, dizendo que no DNIT só tem gente direita(?!) ao responder ao Ministro Jorge Hage que chamou a camarilha do órgão de corrupta...
  5. O ex-presidente Lula deitou falação em cima dos opositores que querem instalar uma CPI para investigar as sujeiras ocorridas no Ministério dos Transportes. Lula compara a oposição ao jogador de futebol que torce para que o titular quebre a perna para ele jogar. Exageros à parte, Chiquinho de Babau mandou o recado para Lula, em linguagem esportiva:“-Chefe, é só não pisar na bola!”, no que concordo.
  6. Crueldade pura! Por conta dos recentes acontecimentos, Zé de Maricotinha anda dizendo por aí que está proibida a venda de chumbinho em Brasília porque o veneno de ratos pode fazer um arraso na capital federal... Exagero puro!
  7. Coisa rara de se ver: O Ministério Público Estadual de Minas Gerais meteu na cadeia os 9 vereadores da cidade de Fronteira, cidade mineira, sob a acusação de peculato e formação de quadrilha. Ah! Se a moda pegar, vai ser a glória para muito suplente neste nosso Brasilzão.
  8. 8.    O Conselho Estadual de Educação reconhece o direito dos que mudam de orientação sexual. Agora, nas escolas, os travestis, transexuais ou gays podem escolher como querem ser chamados. Soarinho, o Esclerosado, acha que os professores vão precisar de cursos de línguas estrangeiras, para não passar vexame, pois há nomes como “Brigite Bijou”,  “Princess de Chevalier” e similares. Este Soarinho...
  9. 9.    Durante toda a semana, o 2º pedágio da BR.324 (perto de Salvador) funcionou sem cobrar e distribuiu panfletos prometendo receber a tarifa a partir de hoje, dia 31. Como esta edição estará nas ruas antes de começar a cobrança, pergunto: O Ministério Público vai deixar que continuem na promessa as melhorias que já deveriam ter sido feitas antes da cobrança do 1º pedágio?

VIVA O BRASIL!!

A partir do dia 11 de agosto próximo vai ocorrer a festividade do centenário do escritor baiano  Jorge Amado, em Salvador, com uma vasta programação. Por uma dessas coisas inexplicáveis, – pasmem! – fazendo parte das comemorações, acontecerá, em Sampa, uma mostra sobre a obra de Jorge com inauguração prevista para fevereiro de 2012. Pode?! O pior é que esta mostra só chega por aqui, na Bahia, terra natal do grande escritor, em agosto do próximo ano quando este faria 101 anos. É por estas e outras que os paulistas espinafram nosso Nordeste! Claro!! Faltam lideranças para requerer este direito!... Aliás, a Bahia produz gênios como Ruy Barbosa, Castro Alves, Jorge Amado, Gil, Caetano, Betânia, Raul Seixas, etc., etc., mas para o Sul Maravilha estes são apenas brasileiros, nunca baianos! Que o digam certos paulistas que consideram os nordestinos uns cabeças chatas e  querem, segundo “interneteiros” retaliadores, dividir o Brasil e se tornar outro republiqueta latina. O Nordeste sairia ganhando com isto,  garante Zé de Maricotinha, que entendido em loteamentos e em retaliações, torce para que isto aconteça. Affff... O preconceito é de ambas as partes! VIVA O BRASIL!! VIVA O SUL MARAVILHA!!! VIVA A DISCRIMINAÇÃO!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!

Eduardo Kruschewsky