O nosso incrível espaço... » Sandro Penelú - Caneta Afiada » Infocultural
Sandro Penelú

O nosso incrível espaço...

01/03/2018

Tem cada coisa aí por cima, que só mesmo relacionando-as para se ter uma vaga idéia das curiosidades que envolvem o nosso Universo. Vejamos:
 
*ESTAÇÃO ESPACIAL - A estação espacial internacional tem o tamanho aproximado de um campo de futebol, pesando mais de 500 toneladas!

*SATÉLITES - Atualmente, há cerca de 4.000 deles orbitando a Terra e ainda umas dez mil geringonças, o que constitui um autêntico lixo espacial. E um satélite viaja a aproximadamente 29000 km/h!

*NÊUTRONS - Uma estrela de nêutrons, com o tamanho de um alfinete, pesaria um milhão de toneladas! E, se ela tivesse diâmetro de 24km, pesaria mais que o Sol!

*PLANETA MARTE - Marte tem vestígios geológicos de que já existiu água por lá e sua superfície tem uma área superficial igual a dos continentes da Terra.

*JÚPITER - Júpiter tem sua lua coberta de gelo. E os cientistas já confirmaram mais de vinte planetas semelhantes ao nosso, fora do sistema solar!

*RAIOS E TROVÕES – Você sabia que um relâmpago pode chegar a 48km de largura, mesmo com a espessura de uma polegada? Pois é. E você também sabia que um raio chega a uma temperatura maior que a da superfície solar? Raios se movem a velocidade de 1/3 da velocidade da luz e possuem energia suficiente para iluminar 2,5 milhões de casas! Todos os dias caem na Terra quase 2000 raios, mas a probabilidade de que ele caia na sua cabeça é de 1 em 3 milhões!

*ALTURA NÃO É QUALIDADE – Alguns profissionais da área da música acham que quanto mais volume melhor a qualidade. Ledo engano: quanto mais baixo e ambiente o som ao vivo, melhor para todos, inclusive para o músico! Agora, a turma está se vendo meio que forçada a se ajustar nesta questão, por conta das blits, realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Tudo isso poderia não estar acontecendo, se aprendêssemos de uma vez por todas que altura nunca foi sinônimo de qualidade...

*TELEVISÃO – UMA ESCOLA DE VIOLÊNCIA – Muita gente já falou e já escreveu sobre a influência danosa da TV na construção de um temperamento violento por parte das pessoas. Existe quase que uma unanimidade neste aspecto e, mesmo assim, continuam sendo exibidos filmes, desenhos e novelas com cenas de alta violência e em horários considerados livres para todos os públicos. Se alguém aí está duvidando, é só passar a observar os desenhos animados e os filmes ao longo do dia...

*CONTINUO PEDINDO. UM DIA, ELES VÃO ME ATENDER – Volto a solicitar do nosso Prefeito que batize o espaço cultural do MAP, onde acontecem os shows, com o nome de Tião Pereira, o maior divulgador e incentivador cultural que Feira já teve. Seria uma justa homenagem a um de nossos grandes cidadãos... 

 

Sandro Penelú