Nossas bactérias diárias » Sandro Penelú - Caneta Afiada » Infocultural
Sandro Penelú

Nossas bactérias diárias

06/12/2011

O cotidiano está recheado de coisas e situações que, se analisadas detalhadamente, tomaríamos conhecimento dos perigos a que estamos efetivamente expostos no decorrer da labuta diária.

Você já parou para imaginar coisa mais repleta de bactérias que os petiscos que são vendidos por aí, nas ruas, expostos a todo tipo de sujeira? Eu fico pensando por quantas e quantas mãos eles já não passaram, até chegar às nossas bocas...  

Agora, observe esta situação: nós estamos sempre preocupados em verificar se a pessoa que nos atende na padaria está usando luvas ou se está pegando o pão com aquele negócio lá que eles usam e tudo o mais e nos esquecemos de que aquele balcão onde estão os pães é limpo com um pano que só Deus sabe o quanto é sujo e fedorento.

Até mesmo o suco de laranja que tomamos por aí vem abarrotado de bactérias e sujeira. As frutas geralmente não são devidamente lavadas, o balconista apanha-as com as mãos expostas (e muitas vezes ele acabou de fazer suas necessidades fisiológicas) e, no final, ingerimos esse suco como se estivéssemos fazendo um grande bem para a nossa saúde.

Por falar em necessidade fisiológica, quase todos nós já passamos pelo fato de precisar usar um sanitário público. O que pouca gente percebe é que o cair das fezes naquela “água” que sempre fica no vaso faz algumas gotinhas salpicarem diretamente no nosso bumbum, adentrando aquele orifício que todos conhecem. Já imaginou as doenças que podem ser contraídas com esse incidente?

 Não poderíamos também esquecer aqueles indivíduos que ficam o tempo inteiro limpando o interior das narinas com a ponta dos dedos ou então coçando “as coisas” e aí encontram você na rua e querem de qualquer maneira apertar a sua mão...

E, para finalizar, aqui vai a receita de uma “sopa de bactérias” pra você experimentar: pegue um ônibus lotado, fique segurando naquelas barras ensebadas de suor e sujeira e depois de saltar compre uma cocada e saia por aí comendo e lambendo os dedos... (Cá, cá, cá, cá!) 

x.x.x.x.x

*VIDA SEXUAL PRECOCE – Qual o principal motivo que leva as meninas ainda pré-adolescentes à prática do sexo? Seria o apelo feito em alguns programas de TV? Seria a falta de diálogo em casa? Seria a falta de controle sobre essa poderosa energia da libido que reina nos seres humanos? Seria a própria exposição exagerada do corpo por parte das meninas, através de roupas cada vez mais sedutoras e atraentes? Você decide...

 

*FEIRA PRECISA DE OUTRO HOSPITAL GERAL (PRA ONTEM) – Será que já não está na hora de os políticos se mobilizarem no sentido de ser construído outro hospital geral em Feira de Santana? Ou será que saúde não é o bem mais importante do cidadão? De que adianta ter a rua bonitinha, asfaltada, com rede de esgoto e tudo o mais, se o povo não tiver saúde para desfrutá-la?

Sandro Penelú