Caneta Afiada » Sandro Penelú - Caneta Afiada » Infocultural
Sandro Penelú

Caneta Afiada

12/06/2021

*A ORIGEM DO DIA DOS NAMORADOS - O romantismo toma conta dos casais, no dia 12 de junho, Dia dos Namorados (aqui no Brasil) Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim). A comemoração desta data (14-02) remonta ao Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, só que de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270 depois de Cristo. Em sua homenagem, a data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de fevereiro, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.


*E POR QUE NO BRASIL SE COMEMORA EM 12 DE JUNHO? - No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões. Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de sua morte, ganhou a fama de “frei casamenteiro”. Portanto, em nosso país, foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho) que é tradicionalmente conhecido como santo casamenteiro, protetor dos casais apaixonados.


*DEU NA TV – Em um noticiário de TV, enquanto um repórter dava o seu flash, no rodapé estava escrito em letras garrafais: “Suspensa segunda dose da Covid na cidade tal” (Cá, cá, cá, cá)


*DEU NO RÁDIO – Finalizando a sua participação, direto do HGCA, um repórter foi taxativo: “Agora, ninguém mais morre de outra doença. As pessoas só morrem desse tal coronavac”. (Cá, cá, cá, cá)


*QUE MALDADE (kkkk) - Dois segredos para manter seu casamento perfeito:

1.Sempre que estiver errado, admita.

2.Sempre que estiver certo, cale a boca”. (Patrick Murray). (Cá, cá, cá, cá!)


*FALA SÉRIO! – Um amigo meu voltou recentemente dos Estados Unidos e, ao lhe perguntar sobre a vida nos EUA, ele me respondeu: “Só não gostei de um tal de Wel”. Perguntei-lhe quem era esse Wel e ele disse: “Toda cidade que a gente chegava, tava lá escrito numa placa: WELCOME. (Cá, cá, cá, cá, cá!)


*AFINAL QUANDO A MÚSICA LOCAL SERÁ VALORIZADA NAS NOSSAS RÁDIOS? – Para que você tenha uma ideia, nem mesmo o CD do Festival Vozes da Terra consegue ser tocado nas FMs da cidade. Isto é uma vergonha. Que incentivo temos para gravar um novo trabalho, se o rádio não toca nossas músicas?


Sandro Penelú